Heloísa critica a permanência de políticas sociais que deveriam ser transitórias



A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) criticou em plenário as "políticas assistencialistas" do governo que, na sua opinião, confundem a população de baixa renda, que acredita serem políticas de assistência social. Heloísa lembrou que, na história da esquerda no socialismo europeu, havia debates sobre as chamadas políticas compensatórias e as políticas sociais, de caráter universalizante. De acordo com a senadora, o atual governo substituiu-as por políticas focalizadas, como o Bolsa Família, que seriam essenciais como elementos transitórios e não permanentes.

- O estado brasileiro diminuiu investimentos em saúde educação, assistência social e, de forma clientelista e eleitoreira, mantém os mesmos princípios das elites coronelistas nordestinas que trocavam o voto por cesta básica - disse a senadora.

A parlamentar atribuiu o fracasso das políticas sociais à economia neoliberal, que, segundo ela, privilegia o capital financeiro e seria responsável pela desestruturação dos parques produtivos e o conseqüente aumento do desemprego. A solução encontrada para a manutenção dessa política econômica, de acordo com Heloísa Helena, foi o aumento da carga tributária, com maior prejuízo às classes mais pobres.

17/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA CRITICA POLÍTICAS AGRÁRIA E FUNDIÁRIA

Lucia Vânia critica políticas sociais adotadas pelo governo federal

Internautas são favoráveis à permanência de Heloísa Helena na bancada

Mozarildo critica permanência de governador de Roraima no cargo após cassação pelo TRE

HELOÍSA QUER CONDICIONAR APROVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO A INVESTIMENTOS SOCIAIS

ONU elogia as políticas sociais brasileiras