ONU elogia as políticas sociais brasileiras



A Organização das Nações Unidas (ONU) elogiou, nesta quarta-feira (14) durante a audiência com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a atuação do programa Bolsa Família que deu poder e fortaleceu a mulher brasileira.

A diretora executiva da ONU Mulher, Michelle Bachelet, disse que o Brasil é o exemplo citado no Relatório de Proteção Social, elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Michelle destacou a meta brasileira de erradicar a extrema miséria e falou que o Programa Bolsa Família deu poder à mulher ao entregar o cartão de saque às mães das crianças beneficiadas. “É proteção social para dar poder à mulher, para gerar condições de igualdade.”

A diretora executiva da ONU Mulher ressaltou ainda que o objetivo da entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e fortalecimento das mulheres é estimular a inclusão produtiva. “Queremos que as mulheres trabalhem, mas não de forma precária. O desafio maior é a integração de políticas”. Ela elogiou o Brasil pela resposta rápida à crise financeira mundial, não permitindo que chegasse aos extremamente pobres.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que o Plano Brasil Sem Miséria somente pôde ser construído porque contou com uma rede de proteção social organizada, o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Destacou também que o plano tem prioridades, como a compra de alimentos da agricultura familiar, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), provenientes de cooperativas de mulheres, e a contratação de técnicas de extensão rural e engenheiras agrônomas. “Estamos fazendo um esforço de inclusão das mulheres no Brasil Sem Miséria.”

Nesta semana, Michelle Bachelet deve se encontrar com a presidenta da República, Dilma Rousseff, visitar outros ministérios e participar de reunião sobre a Rio +20 e a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília.

Participaram da audiência, a representante da ONU Mulheres no Brasil, Rebecca Tavares; a diretora do escritório OIT no Brasil, Laís Abramo, e a secretária extraordinária da Superação da Extrema Pobreza do MDS, Ana Fonseca.

Piso de Proteção Social

A OIT elaborou um relatório sobre o Piso de Proteção Social para promoção de estratégias integradas para fornecer acesso a serviços sociais essenciais e segurança de renda para todos os países.

O documento, divulgado no mês de outubro deste ano, cita o Brasil na implementação de políticas de proteção social, especialmente os programas Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o plano Brasil Sem Miséria.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



14/12/2011 20:48


Artigos Relacionados


Políticas sociais revolucionam a vida das mulheres brasileiras

OCDE defende reformas para consolidar conquistas brasileiras na economia e nas políticas sociais

Rollemberg elogia políticas econômicas e sociais do governo

Jucá elogia Organizações Bradesco por investir em políticas sociais

Parlamentares da Indonésia conhecem políticas públicas brasileiras

Haiti tem interesse em implementar políticas brasileiras de combate à fome