Heloísa diz que debate sobre violência está pautado pela disputa eleitoral



Ao avaliar que o debate sobre violência esteja pautado por uma "disputa eleitoreira" envolvendo o PT e o PSDB, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse ter ficado impressionada com o fato de o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ter ocupado pouco antes a tribuna para tratar de segurança pública.

A senadora registrou que há dois anos e meio os secretários de Segurança e dirigentes do sistema prisional de todos os estados enviaram ao presidente da República, ao ministro da Justiça e ao secretário nacional de Segurança Pública um diagnóstico completo sobre o setor, mas nenhuma iniciativa para mudar o quadro foi colocada em prática.

- O pior de tudo é o presidente Lula, em vez de se ausentar dessa disputa inconseqüente e eleitoreira, tenta restringir o problema da violência a São Paulo. Em vez de coordenar um pacto na área de segurança pública, reunir todos os governadores e implementar medidas eficazes, ele não faz nada - disse a senadora.

Heloísa Helena acrescentou que o governo Lula também "não faz nada" na área social. Ela considera lamentável que o país aceite que 76% dos seus jovens entre 14 e 24 anos passem o dia todo sem estudar, trabalhar ou passar por uma capacitação profissional, "transformando-se em mão-de-obra para o crime organizado".

A senadora disse que o presidente Lula e o senador Mercadante devem responder pelo que fizeram na área de segurança pública. Ela completou que "o passado de irresponsabilidade do governo Fernando Henrique Cardoso, quando também não foi feito nada, não autoriza que o atual governo prossiga na irresponsabilidade".

05/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena discorda do entendimento de que a sociedade é responsável pela violência

Garibaldi diz esperar que debate com Dilma na CI seja pautado por "limites éticos"

Garibaldi diz esperar que debate com Dilma na CI seja pautado por "limites éticos"

Eleitor pode regularizar situação eleitoral pela Internet até esta sexta (30)

Disputa pela 4ª Secretaria impede decisão sobre cargos da Mesa

Disputa eleitoral leva a impasse na CPI