Heloísa Helena afirma que comitê não apóia transposição do S. Francisco



Às vésperas da reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) advertiu o governo federal no sentido de não promover uma fraude a partir da decisão do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco sobre a transposição das águas do rio. Embora o governo esteja divulgando o apoio do comitê a todo o projeto, a parlamentar afirma que o colegiado só admite a obra para reforçar o abastecimento para consumo humano e animal.

- Em todas as plenárias o comitê decidiu contra o projeto de transposição, abrindo uma exceção na última, realizada em Salvador, para abastecimento humano e animal - disse.

De acordo com Heloísa Helena, apenas 2% do projeto beneficia localidades do semi-árido nordestino, sendo que 90% buscaria viabilizar iniciativas de agricultura irrigada para exportação.

- Sabemos que existem tantas alternativas concretas, ágeis e com menor custo que não seria necessária a transposição - frisou a senadora, atribuindo a disposição da gestão Luiz Inácio Lula da Silva de encampar o projeto como "a tara que todo governo tem de fazer grandes obras".



29/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco

Heloísa Helena defende ações no São Francisco antes da transposição

Heloísa Helena pede novo debate do projeto de transposição de águas do São Francisco

HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Lucena anuncia criação do comitê pró-transposição do São Francisco

HELOÍSA DEBATE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO NA TV SENADO