HELOÍSA HELENA DIZ QUE CPI É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA



Ao discursar pelo Bloco de Oposição, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) reforçou sua posição em defesa da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades e o possível envolvimento do ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira com a obra superfaturada do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
Para ela, a audiência pública realizada pela Subcomissão do Judiciário na última quinta-feira (dia 3), quando foi ouvido o ex-secretário, comprovou mais uma vez que uma comissão que não tenha poderes investigatórios não será capaz de cumprir o que espera a sociedade: o desvendamento dos mistérios que, segundo ela, circundam o assunto.
- Até parece, da forma como manifestaram-se os líderes do governo após a reunião, que tudo ficou esclarecido. Mas qualquer pessoa de bom senso sabe como é fácil montar shows e espetáculos como os armados pelo ex-juíz Nicolau dos Santos Neto e pelo ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF) em seus depoimentos nesta Casa - lembrou.
Heloísa também citou o fato de a Subcomissão já haver recebido 37 requerimentos convidando pessoas que tenham tido alguma ligação com o "escândalo" e outros pedindo a quebra do sigilo bancário e telefônico de outros nomes.
- Se a bancada do governo pensa que essa grande quantidade de requerimentos apresentada vai retardar as apurações ou desmantelar a persistência da oposição, está enganada. Além do que, essa estratégia pode surpreender o próprio governo - avisou a senadora.
Ela disse que espera, ainda, que o governo ofereça, sem que seja necessária a solicitação oficial, a listagem - em meio magnético - de todas as ligações telefônicas realizadas durante o período que Eduardo Jorge exerceu a função na Presidência da República e também como chefe de gabinete de Fernando Henrique Cardoso, quando o mesmo atuou como ministro da Fazenda.
Heloísa cobrou uma atitude enérgica das autoridades para punição dos culpados pelas irregularidades do TRT e de outras relacionadas com o dinheiro público. "Temos que punir os saqueadores dos cofres públicos com o mesmo rigor da lei que é imposto a um pobre que rouba um pão neste país", declarou a senadora.

04/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon diz que Heloísa Helena pode ter mais de 15% dos votos se "ficar mais branda"

PARA HELOÍSA HELENA, CPI DOS BANCOS É A MAIS IMPORTANTE

Heloísa Helena: desemprego é a face mais perversa do capitalismo

HELOÍSA HELENA CONSIDERA MAIS EFICAZ APLICAR A LEI EM VIGOR

Heloísa Helena defende orçamento mais transparente e impositivo

Heloísa Helena quer debate mais qualificado sobre a Previdência