HELOÍSA HELENA DIZ QUE MEDO GERA DISCURSO SOBRE O FIM DO NEOLIBERALISMO



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) acredita que as declarações decretando o "fim do neoliberalismo", feitas na última semana por 14 chefes de estado presentes na reunião Governança Progressista para o Século XXI, apenas reflete a "falta de coragem" desses estadistas. O documento resultante desse encontro recebeu o nome de Consenso de Berlim e diz que "todos (os estadistas) admitem ser necessário adotar uma agenda social e mudar a forma de governar no próximo século". Na análise da senadora, feita em discurso no plenário nesta segunda-feira (dia 5), esses líderes têm medo da forma como a fome, a miséria e o desemprego estão pondo em risco as instituições em diversos países do mundo.
- São medrosos, praticam crimes, destroem nações inteiras para com a miséria de muitos financiar uma nuvem de capital volátil. Há dez anos, quem falava o que esses senhores dizem hoje era chamado de dinossauro e de atrasado e acusado de ser incapaz de compreender o mundo novo - lembrou a senadora.
Heloísa Helena recordou que os líderes mundiais reunidos em 1989, nos Estados Unidos, firmaram documento chamado Consenso de Washington, contendo dez itens que iriam direcionar as políticas neoliberais. Entre esses itens estavam eliminação do déficit público; focalização dos gastos públicos em saúde, educação e infra-estrutura; liberalização financeira e do comércio exterior; eliminação de restrições aos capitais externos; privatizações, e desregulamentação das relações trabalhistas.
"Hoje essas regras são questionadas até pelo presidente do Banco Mundial", disse a senadora, destacando que o Brasil seguiu fielmente a receita neoliberal nesse período.

05/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOISA HELENA: NEOLIBERALISMO DESTRÓI NAÇÕES INTEIRAS

DISCURSO DE BLAIRO SOBRE DÍVIDA AGRÍCOLA GERA DEBATE NO PLENÁRIO

Discurso de Jereissati sobre a crise financeira internacional gera longo debate em Plenário

Discurso de Mário Couto sobre corrupção entre parlamentares gera controvérsia em Plenário

Heloísa Helena quer explicações sobre o BNB

Heloísa Helena cobra explicação de líderes sobre criação de CPI