Heloísa Helena quer explicações sobre o BNB



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) - na foto, à esquerda - exigiu, nesta quinta-feira (7), durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), explicações das autoridades do Poder Executivo sobre irregularidades que teriam sido praticadas pela atual administração do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Heloísa Helena condicionou seu voto favorável à concessão de nova operação de crédito externo para aquela instituição à inclusão, na ata da reunião, das suas preocupações.

A senadora quer também que o BNB explique como exatamente gastou os recursos que gerenciou, destinados ao Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur/NE), na sua fase I. Segundo Heloísa Helena, há evidências de que a maior parte dos recursos foi emprestada a grandes empresários do Nordeste ligados a governos e até mesmo a inadimplentes com o banco.

No voto em separado que encaminhou à CAE sobre a operação de empréstimo de US$ 240 milhões que será contratada entre o BNB e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Heloísa Helena diz que a atual diretoria do BNB está respondendo na Justiça a ação proposta pelo Ministério Público Federal, na qual é acusada de improbidade administrativa.

Segundo a senadora, consta nessa ação judicial que a atual administração do BNB "praticou atos lesivos ao patrimônio público federal em cerca de R$ 7 bilhões, por conta, principalmente, de um grande volume de operações de crédito de liquidação duvidosa, tanto na carteira de empréstimo da instituição como na carteira de crédito do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE)".

A atual administração do BNB, conforme afirmou Heloísa Helena, está sendo investigada também pelo Banco Central do Brasil que, no entanto, após dois anos de averiguações, ainda não se pronunciou formalmente.

A senadora também questionou a forma como vêm sendo aplicados, pelo BNB, os recursos do Prodetur, segundo ela, beneficiando determinados grupos empresariais ligados às estruturas administrativas dos estados beneficiários e dissociada das questões mais cruciais da região, como a carência de saneamento básico, o desemprego e os bolsões de pobreza. Ao final da reunião, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), presidente da CAE, determinou o encaminhamento ao BNB de pedido de relatório minucioso sobre a execução do Prodetur/NE-I.



07/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena quer votar orientação da CCJ sobre CPI dos bingos

Heloísa Helena quer debate mais qualificado sobre a Previdência

HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

HELOÍSA HELENA QUER PROJETO SOBRE SIGILO BANCÁRIO VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA

Heloísa Helena quer que CCJ reexamine PEC dos Vereadores

HELOÍSA HELENA QUER ABERTURA IMEDIATA DE CPI