Heloísa Helena cobra explicação de líderes sobre criação de CPI



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) também teceu nesta terça-feira (17), em plenário, algumas considerações sobre a possível instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para investigar as remessas ilegais de US$ 30 bilhões para o exterior via agência do Banestado em Nova York. A parlamentar questionou a mudança da posição inicial dos líderes partidários na Casa sobre o assunto, que haviam decidido aguardar o término da investigação realizada pela Polícia Federal, pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério Público Federal para deliberar sobre a criação de uma CPI da evasão de divisas.

- Efetivamente, os líderes não explicaram porque não instalaram a CPI há 15 dias e passam a instalá-la agora, depois que a Câmara abriu [outra CPI com o mesmo objetivo] - afirmou.

Na sua opinião, esse fato -demonstra, com clareza, a necessidade de aprofundamento das investigações, para que possamos, de fato, desvendar os mistérios sujos de uma operações como essa-. Heloísa Helena observou que uma CPI tem poder de investigação própria das autoridades judiciais e mecanismos capazes de aprofundar a apuração desse episódio.



17/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena critica acordo de líderes sobre reforma da Previdência

Heloísa Helena cobra debate sobre "real sentido" das reformas

Heloísa Helena relata visita a líderes presos do MST

Heloísa Helena cobra maior combate ao narcotráfico

Heloísa Helena cobra implantação de sugestões da Subcomissão do Rio São Francisco

HELOÍSA HELENA COBRA DO GOVERNO PLANEJAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA