Heloísa Helena diz que Mercadante vai prestar esclarecimentos à CFC



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse nesta terça-feira (14) que o deputado Aloísio Mercadante (PT-SP) "terá o maior prazer", segundo ele próprio teria afirmado, em comparecer à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) para prestar esclarecimentos sobre a sua participação na decisão do fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) de deixar o consórcio organizado pelo empresário Antonio Ermírio de Moraes e integrar o consórcio formado pelo empresário Benjamin Steinbruch, para participar do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

- Há um frase antiga de William Shakespeare que diz: "Que pretendes fazer, velho rei? Julgas que o dever terá medo de falar quando o poder se curva à adulação?". No caso específico da oposição, o dever, que não se curva à adulação nem à bajulação, irá cumprir sua obrigação constitucional - afirmou.

Segundo a senadora, o fato envolvendo a Previ e Steinbruch não tem nada a ver com o PT ou com Mercadante.

- Não há nada que se relacione a passaporte para furtar, a um conluio montado para viabilizar tráfico de influência, intermediação de interesse privado, exploração de prestígio, enfim, o que no Código Penal leva à cadeia, pois colocar a mão em dinheiro público, pelo menos na lei, leva à cadeia - frisou a senadora.

Heloísa Helena disse ainda que uma vez que Mercadante dará seu depoimento sobre o caso, "seria lógico e de bom senso solicitar também que o atual senador José Serra fosse à tribuna prestar esclarecimentos à Casa e à sociedade, pois é acusado de atos contra a administração pública".



14/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA NÃO FICOU CONVENCIDA COM ESCLARECIMENTOS DE EDUARDO JORGE

Reichstul vai prestar esclarecimentos ao plenário do Senado

ESTEVÃO DIZ QUE CONTINUA À DISPOSIÇÃO PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS À CPI

CCJ REJEITA CONVITE A DIRETOR DA PF PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

Prefeito de Chuí comparece à CCJ para prestar esclarecimentos

Ministra deve prestar esclarecimentos à Subcomissão do Meio Ambiente