Ministra deve prestar esclarecimentos à Subcomissão do Meio Ambiente



A recusa do governo em enviar representantes ao encontro que será realizado em 2005 em Aichi (Japão) sobre o tema "Questão ambiental e sociedade urbana industrializada" deverá ser explicada perante a Subcomissão Permanente do Meio Ambiente pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo chefe da Divisão de Feiras e Turismo do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Antônio José de Souza e Silva. A decisão de convidar tais autoridades, tomada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), será comunicada aos integrantes da subcomissão nesta terça-feira (14), em reunião marcada para as 10h.

O convite para que a ministra e o representante do MRE participem de audiência pública sobre o assunto foi sugerido pelo senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS). No pedido, o senador refere-se a informações publicadas na imprensa de que o Ministério das Relações Exteriores teria alegado que o governo dá preferência a eventos que gerem "retorno comercial" e que a ida ao encontro no Japão traria um "ônus muito grande" para os cofres públicos.

O senador manifesta seu espanto com as notícias de que, por falta de recursos, o Brasil deixará de participar da Exposição Mundial de 2005, nome dado ao encontro que reunirá autoridades de centenas de países e líderes de renomadas organizações internacionais preocupadas com a questão ambiental.

"Estamos certos de que a participação do Brasil naquele evento é de fundamental importância, uma vez que, neste exato momento histórico, buscamos obstinadamente o nosso desenvolvimento sustentado", afirma Juvêncio, no requerimento. Para o senador, diante da importância que, em todo o mundo, assume atualmente a questão ambiental, torna-se "inexplicável" a recusa brasileira em participar do encontro em Aichi.

A data da audiência pública ainda não foi definida.



13/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministra será convidada para audiência na Subcomissão do Meio Ambiente

CMA deve convidar ministra do Meio Ambiente para debater aplicação do novo Código Florestal

Suplicy concorda que Dilma Rousseff deve vir ao Senado para prestar esclarecimentos

Subcomissão da Rio+20 deve promover ciclo de debates sobre temas relacionados ao meio ambiente

Ministra do Meio Ambiente diz que o planeta tem limites

Ministra do Meio Ambiente pedirá na Rio+20 desenvolvimento com sustentabilidade