Heloísa Helena pede ajuda para testemunha da CPI dos Bingos



A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) relatou nesta quarta-feira (4), em Plenário, que a cozinheira Zildete Leite dos Reis esteve nas dependências do Senado Federal junto com a filha Elaine dos Reis Franco para pedir reintegração ao programa de proteção a testemunhas da Polícia Federal (PF).

A cozinheira Zildete prestou depoimento no final de maio deste ano à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e acusou os ex-ministros Antonio Palocci, da Fazenda, e José Dirceu, da Casa Civil da Presidência da República, além do atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, de terem ido "duas ou três vezes", entre 2001 e 2002, à mansão do chefe do crime organizado no Mato Grosso, João Arcanjo Ribeiro - conhecido como Comendador -, que cumpre pena por assassinato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Na época Zildete trabalhava como cozinheira para Arcanjo.

Na depoimento, ela também afirmou que Sérgio Gomes da Silva - o Sombra - foi a Cuiabá procurar o Comendador para que este indicasse um pistoleiro para assassinar o então prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel. Ela disse que a trama para matar Celso Daniel, engendrada por Sombra, "outro freqüentador da mansão do Comendador", deu-se em razão de o ex-prefeito ter descoberto que havia corrupção na prefeitura de Santo André. E disse que ouviu Sombra falar que era preciso "calar o prefeito". Celso Daniel foi seqüestrado e morto em janeiro de 2002.

No mesmo dia do depoimento (31 de maio), o então presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB) solicitou à PF proteção à Zildete. No entanto, disse Heloísa Helena, na terça-feira (3) Zildete apareceu "aos prantos" no estacionamento subterrâneo do Senado pedindo ajuda, pois teria sido desligada do programa de proteção. A senadora informou que Efraim já enviou novo pedido à PF. Heloísa também pediu providências urgentes à Mesa do Senado junto à PF.

- Zildete prestou um depoimento muito grave na CPI dos Bingos. Ela diz que se voltar para Cuiabá vai ser assassinada - disse Heloísa Helena.

04/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA PEDE AJUDA CONTRA VIOLÊNCIA EM ALAGOAS

Heloísa Helena defende instalação da CPI dos Bingos

Heloísa Helena quer votar orientação da CCJ sobre CPI dos bingos

Heloísa pede alternativas para trabalhadores de bingos

Heloísa Helena: mães pobres devem receber ajuda do Estado, não punição

HELOÍSA HELENA PEDE RECURSOS PARA DESABRIGADOS DE ALAGOAS