HELOÍSA HELENA PEDE INFORMAÇÕES SIGILOSAS



Ao solicitar detalhes dos indícios que levaram à instauração de inquérito para investigar a atuação do ex-secretário-geral da Presidência da República, Eduardo Jorge, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) soube pela procuradora Janice Ascari que muitas informações estão sendo mantidas sob sigilo e apresentou requerimento para que sejam encaminhadas à Subcomissão do Judiciário. A procuradora esclareceu que matérias da imprensa também forneceram indícios da participação de outras pessoas no desvio de verbas da obra do TRT em São Paulo.
Janice Ascari disse que os outros indícios são as relações das chamadas telefônicas do ex-juiz Nicolau dos Santos, oriundas da CPI do Judiciário, ordens bancárias emitidas em favor da Incal, a correspondência remetida ao Ministério Público por João Alberto Peixoto denunciando atuação de Eduardo Jorge no ramo de seguros e o depoimento de um ex-empregado do Grupo OK.
Heloísa Helena perguntou se existem indícios de tráfico de influência feito por Eduardo Jorge no governo. O procurador Guilherme Schelb afirmou que há fortes indícios da existência de atos que podem extravasar o limite de lobby na administração pública federal envolvendo Eduardo Jorge. Como exemplo, o procurador citou interseção pessoal de Eduardo Jorge junto ao BNDES para liberação de empréstimo de US$ 51 milhões ao frigorífico Chapecó, na frustrada operação de salvamento da construtora Encol e a enorme ingerência na indicação de nomes para dirigir os fundos de pensão.

10/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ ESTEVÃO PEDE QUE COMISSÃO NÃO DIVULGUE INFORMAÇÕES SIGILOSAS

Heloísa Helena solicita informações ao ministro de Minas e Energia

HELOÍSA HELENA REPUDIA INSINUAÇÕES DE "ISTOÉ" E DESAFIA REVISTA A COMPROVAR INFORMAÇÕES

Heloísa Helena pede mudanças no seguro-safra

Heloísa Helena pede fim do impasse na greve dos servidores

Suplicy pede que o PT seja generoso com Heloísa Helena