Heloísa Helena pede fim do impasse na greve dos servidores



Ao manifestar sua preocupação com o impasse que se instalou entre o governo e os professores universitários que estão em greve há mais de dois meses, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) apelou por uma solução rápida e responsável para o problema. Ela disse que apóia de forma incondicional o movimento grevista, não apenas dos docentes, mas também dos demais funcionários públicos do país, como os da Previdência Social.

- Não há intransigência dos docentes. O que existe é uma tática irresponsável desse governo de suspender os salários dos grevistas, passando por cima de direitos constitucionais, como o direito à paralisação e à autonomia universitária - analisou a senadora, informando, inclusive, que o próprio Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a questão, garantindo o direito dos professores de receberem seus vencimentos.

Heloísa disse também que haverá uma nova rodada de negociações entre governo e grevistas na próxima terça-feira (dia 13), na qual ela espera que "os mecanismos de diálogo possam ser restabelecidos", a fim de evitar que vários jovens, pais e familiares, hoje angustiados pela possibilidade de não realização do vestibular, não sejam prejudicados.

- Ainda assim, eu que tenho um filho que também pode ficar sem o vestibular, presto total solidariedade aos servidores que estão sendo massacrados pela falta de sensibilidade do governo para a importância que o conhecimento representa para o desenvolvimento de um povo - frisou a senadora, prestando apoio também à greve dos funcionários da Previdência Social.

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) apoiou a senadora, observando, no entanto, que o governo não atende a todas as reivindicações dos professores simplesmente por não querer, mas porque não tem condições orçamentárias para isso.

Termoelétrica em Alagoas

A senadora aproveitou para destacar a informação que obteve do próprio ministro de Minas Energia, José Jorge, na quinta-feira (dia 8), de que o poder federal pretende construir um usina termoelétrica em Alagoas, em função das reservas de gás do estado.

Para ela, apesar do caráter positivo da iniciativa, é preciso não iludir a população com a impressão de que isso irá solucionar o problema de geração de energia para a região.

- O governo precisa investir em novos componentes de matriz energética e revitalizar o Rio São Francisco, até para que ele possa continuar cumprindo suas funções de gerador de energia - disse Heloísa, que recebeu apoio do senador Carlos Patrocínio (PTB-TO).

09/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA APÓIA GREVE DE SERVIDORES E PEDE ABERTURA DE NEGOCIAÇÕES

Heloísa apela ao governo para que negocie com servidores em greve

HELOÍSA HELENA PEDE INFORMAÇÕES SIGILOSAS

Heloísa Helena pede mudanças no seguro-safra

Suplicy pede que o PT seja generoso com Heloísa Helena

HELOÍSA HELENA PEDE REUNIÃO DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO