Heloísa Helena protesta contra novo acordo para usineiros



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) protestou em Plenário, nesta quarta-feira (1º), contra o novo acordo para renegociação das dívidas dos usineiros de Alagoas. A nova proposta, informou, foi encaminhada pelo governador do estado, Ronaldo Lessa, à Assembléia Legislativa do estado no dia anterior.

A parlamentar disse ter ficado assombrada com a proposta, apresentada aos deputados estaduais logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, por unanimidade, que o acordo aprovado anteriormente, de R$ 1 bilhão, é inconstitucional. Para ela, a nova proposta é -um acordo imoral, absolutamente insustentável juridicamente-.

- Se a Assembléia Legislativa o aprovar, teremos de entrar com nova representação junto ao Ministério Público Federal para que mais esse acordo, lesivo ao povo de Alagoas, não seja de fato efetivado - afirmou.

A representante alagoana lembrou ter discutido acordos sobre a dívida dos usineiros quando foi deputada estadual e também agora, como senadora. Segundo ela, os usineiros ganharam, no primeiro semestre deste ano, 68% a mais do que faturaram no primeiro semestre do governo Fernando Henrique Cardoso.

- À exceção dos banqueiros, nunca vi uma categoria parasitar e privatizar tanto a máquina pública quanto os usineiros - afirmou a parlamentar.

Tributária

Heloísa pediu que o Senado -cumprisse sua razão de existir- e fizesse um debate qualificado sobre a reforma tributária, criando um modelo de federalismo cooperativo. Afirmou que a proposta em discussão -não é reforma tributária coisíssima nenhuma-, uma vez que pretende -saquear linearmente 20% dos recursos dos cofres públicos-, por meio da Desvinculação das Receitas da União (DRU). A desvinculação, lembrou a senadora, atingiu 37% ano passado e já está em 28% este ano.

A senadora também questionou a proposta de tornar permanente a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que chamou de -monstrengo arrecadatório- que destina 15% do total arrecadado para pagamento de bancos internacionais. Ela lembrou que o ex-senador Geraldo Melo, nas reuniões da Comissão de Assuntos Econômicos, ria e a desafiava que um governo do PT não faria a reforma tributária.

- É evidente que talvez ele esteja rindo muito mais agora - afirmou.



01/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA PROTESTA CONTRA DECISÃO DA OMC

Heloísa Helena protesta contra enxugamento da Conab

HELOISA HELENA PROTESTA CONTRA DEMAGOGIA DO GOVERNO

Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco

Heloísa Helena protesta contra carta de intenções do governo ao FMI

Heloísa Helena protesta contra falta de assistência aos nordestinos