HELOÍSA HELENA QUER ABERTURA IMEDIATA DE CPI



A líder do Bloco Oposição, senadora Heloísa Helena (PT-AL), disse sexta-feira (dia 14) à Rádio Senado que seu partido defende a abertura imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as relações entre o governo e o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, envolvido no desvio de R$ 169 milhões destinados à construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e atualmente foragido.
Para a senadora, é fundamental que o Congresso ouça o ex-secretário geral da Presidência da República, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e tenha explicações do ministro do Planejamento, Martus Tavares, sobre pedido de recursos orçamentários suplementares feito por ele quando já havia indícios de irregularidades na obra, apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). "É imperioso que o Congresso Nacional se manifeste sobre estes fatos que caracterizam crime de responsabilidade".
A possível ligação entre Eduardo Jorge e o juiz foragido exige que ambos sejam ouvidos pelos parlamentares, insistiu a senadora, ressaltando que já apresentou requerimento para que a comissão representativa do Congresso se pronuncie sobre o assunto.
- É de fundamental importância que isso seja feito e que se instalem os procedimentos formais do Congresso Nacional, a Comissão Parlamentar de Inquérito, para que nós possamos efetivamente cumprir com nossas obrigações constitucionais e esclarecer a sociedade sobre um episódio tão vergonhoso como esse - afirmou a senadora.

17/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


HELOÍSA HELENA QUER ABERTURA IMEDIATA DE CPI

HELOÍSA HELENA QUER ABERTURA IMEDIATA DE CPI

HELOISA HELENA PROPÕE ABERTURA DE PROCESSO CONTRA FHC

Heloísa Helena quer explicações sobre o BNB

Heloísa Helena quer que CCJ reexamine PEC dos Vereadores

Heloisa Helena quer diretoria da Petrobras demitida