Heloísa Helena: "Reforma não faz nada pelo cortador de cana"
Num discurso em que chegou a chorar, a senadora Heloísa Helena (PT-AL), em processo de expulsão do partido, disse que as reformas do governo -não fazem nenhuma mudança verdadeira no Estado brasileiro- e foram enviados ao Congresso por exigência do Banco Mundial e do Fundo Monetária Internacional (FMI).
- Eu pesquisei. Está nos acordos assinados desde o governo Fernando Henrique. Como não dá para arrecadar mais, o governo resolveu cortar gastos sociais - disse a senadora.
Heloísa Helena ressaltou que a reforma que está sendo proposta não é a reforma que PT sempre defendeu, constituindo-se apenas -em mais uma transferência de dinheiro para o capital financeiro-.
- O que ela faz para os pobres? Essa reforma não faz nada pelo cortador de cana, pela bóia-fria - sustentou.
A senadora lamentou que, ao elevar a idade mínima da aposentadoria dos homens para 60 anos, a reforma esteja afetando os mais pobres, que trabalham pesado e começam no serviço ainda jovens.
- Os argumentos usados para defender a reforma da Previdência são os mesmos falsos, demagógicos e frágeis argumentos do governo passado. Só quem nunca cortou cana o dia inteiro, no sol, é que sabe a maldade de se exigir 60 anos de idade para um trabalhador braçal se aposentar - disse.
04/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena conclama o governo a socorrer pequenos produtores de cana do Nordeste
Paulo Paim sugere benefícios especiais para cortador de cana
HELOÍSA HELENA PEDE AGILIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA
Para Paim, Heloísa Helena não deve ser punida pelo PT
Heloísa Helena aponta reforma da Previdência como exigência do FMI
Heloísa Helena afirma que reforma da Previdência atende aos gigolôs do FMI