Heloísa Helena afirma que reforma da Previdência atende aos gigolôs do FMI



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) conclamou os senadores a votarem contra a proposta de reforma da previdência, afirmando que ele atende, unicamente, -aos gigolôs do Fundo Monetário Internacional (FMI) e aos banqueiros nacionais e internacionais interessados em continuar recebendo R$ 120 bilhões anuais de serviço da dívida-. Visivelmente emocionada ela garantiu que votará contra a proposta e disse haver um abismo entre as posições que os parlamentares do PT defendiam quando eram oposição e as teses que o partido abraça hoje, quando é governo.

- Choro porque dediquei os melhores anos de minha vida ao PT, onde aprendi valores como a defesa dos direitos dos trabalhadores que, hoje, o governo do PT quer tratar como se tivessem sido concessões das elites ou de políticos. Não foram, esses direitos são reflexo de lutas e de bandeiras conquistadas - ressaltou.

Heloísa Helena criticou a tese de que o déficit da Previdência seja decorrente de privilégios das aposentadorias dos servidores públicos e privados.

- Todos sabem que são as ratazanas de terno e gravata que saqueiam, a cada ano, R$ 36 bilhões da Previdência Social. Sem esse roubo, o sistema não teria déficit - disse.

Para ela, pontos da reforma, que penalizam servidores ativos e inativos, só serão aprovados devido a um balcão de negócios instalado pelo governo. Heloísa afirmou ainda ter dificuldades em entender como os senadores podem ser contrários à aposentadoria especial de professores e policiais.

- Devem ter recebido muitas benesses - observou.

Heloísa Helena disse não temer a expulsão do PT, diante de suas posições.

- Mas jamais conseguirão arrancar minha alma libertária e meu coração solidário com os trabalhadores - afirmou.



25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena aponta reforma da Previdência como exigência do FMI

Heloísa Helena: mudança na reforma da Previdência é uma "surpresa benéfica"

Heloísa Helena defende debate transparente de reforma da Previdência

Heloísa Helena elogia professores e diz que reforma da previdência prejudicou a categoria

Heloísa Helena: reforma da Previdência vai manter privilégios e prejudicar pobres

Heloísa Helena: reforma da Previdência não combate privilégios e não inclui pobres