Heloísa Helena: "Reforma tributária mantém monstrengos arrecadatórios"



A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) disse nesta terça-feira (16) que a reforma tributária encaminhada pelo governo federal ao Congresso mantém os -monstrengos arrecadatórios viabilizados no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que eram condenados pelos petistas.

- Passei os quatro anos aqui, quando eu ainda era do meu outro partido, condenando a Desvinculação de Receitas da União (DRU), que nada mais é do que saquear oficial e legalmente 20% lineares das áreas sociais - disse a senadora, anunciando que vai votar novamente contra a proposta do governo.

Para Heloísa Helena, o que ocorre agora com a reforma tributária pode ser -boca de praga- do ex-senador Geraldo Melo. Quando ela era líder do PT e da oposição ao governo Fernando Henrique, relatou, -esbravejava por uma proposta de reforma tributária- e o ex-senador a desafiava a fazer a mudança no governo que ela estava ajudando a eleger. E eis que a proposta tributária do governo do PT retirou também a taxação das grandes fortunas e heranças, lamentou.

- Sempre que toca nos mais pobres, deixamos para depois - disse a senadora.

Heloísa Helena acrescentou que, com relação à desoneração da cesta básica, a proposta de reforma tributária poderia estabelecer, a partir de agora, um mecanismo de compensação dos estados produtores, especialmente os produtores de grãos, sem que esta questão ficasse -para depois-.

- Agora, iate, avião, banco, grandes fortunas, tudo ficou absolutamente preservado - concluiu.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA HELOÍSA HELENA, PRIORIDADE É DISCUTIR REFORMA TRIBUTÁRIA

PARA HELOÍSA HELENA, PRIORIDADE É DISCUTIR REFORMA TRIBUTÁRIA

HELOÍSA HELENA PEDE AGILIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA

Heloísa Helena aponta reforma da Previdência como exigência do FMI

Heloísa Helena afirma que reforma da Previdência atende aos gigolôs do FMI

Heloísa Helena: "Reforma não faz nada pelo cortador de cana"