Heloísa Helena: Senado tem obrigação de instalar CPI para caso Waldomiro Diniz



A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) exigiu rigor do Senado na apuração do escândalo envolvendo o subchefe para Assuntos Parlamentares da Presidência da República Waldomiro Diniz, de acordo com denúncias divulgadas pela revista Época. Ela quer a instalação imediata da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) requerida pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), cuja lista de adesão está sendo oferecida aos senadores.

Heloísa Helena justificou que o Ministério Público não tem sido suficientemente célere na análise dos processos que estão tramitando naquele órgão desde o governo Fernando Henrique Cardoso. As apurações, frisou, envolvem também lavagem de grandes somas de dinheiro oriundo do narcotráfico e favorecimento de políticos corruptos.

- É US$ 1,3 trilhão por ano que sai do país sem que o governo apure qualquer processo - enfatizou, ressaltando que é uma questão de altivez política a fiscalização do Senado Federal sobre o assunto. A seu ver, não cabe agora o "arrocho demagógico do PT para dissimular o fato".

A senadora acrescentou ainda que o país está sendo vítima de máfias que merecem investigação profissional, além de ações enérgicas do próprio Legislativo. Ela afirmou que há provas do tráfico de influência no caso denunciado contra o ex-integrante da Casa Civil e declarou que não pretende contemplar interesses momentâneos e eleitorais do Planalto.



16/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena defende instalação de CPI para investigar o caso Waldomiro

Senadores discutem instalação de CPI para caso Waldomiro Diniz

Capiberibe diz que PSB aguarda apurações para assinar CPI do caso Waldomiro Diniz

Alvaro diz que anúncio de CPIs é estratégia do governo para abafar caso Waldomiro Diniz

Sérgio Guerra pede esclarecimento do caso Waldomiro Diniz

Antero volta a pedir CPIs dos Bingos e do caso Waldomiro Diniz