Heloísa Helena: "Voto como sempre votou o PT"



Subindo na tarde desta quarta-feira (26) à tribuna do Senado, com seu voto já declarado contra a reforma da Previdência, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) só descumpriu uma promessa, feita à mãe, dona Heloísa - não chorar. Bastante aplaudida por cidadãos que ocuparam as galerias e também por muitos de seus colegas, a parlamentar alagoana explicou que votava coerentemente às posições históricas do Partido dos Trabalhadores com relação à Previdência Social.

Ao criticar as Propostas de Emenda à Constituição nºs 67 e 77 (paralela), a senadora lembrou seu passado de líder do PT e os seis anos durantes os quais votou contra a taxação dos inativos e o corte de aposentadorias dos servidores públicos. Lembrou igualmente o seu passado de menina pobre, filha de empregada doméstica em Maceió.

- Quando havia festa nas casas dos ricos, eu tinha de ficar fechada no quartinho de serviço - recordou Heloísa Helena ao reafirmar seu compromisso com -os filhos da pobreza e os miseráveis-, que não estariam sendo atendidos pela reforma.

Os senadores e os beneficiados por altos salários, ao contrário, estariam contemplados na PEC paralela, segundo alertou a ex-líder do PT. Como nunca sonhou que chegaria ao Senado, a senadora disse que se sente comprometida apenas com os interesses do povo.

- Hoje é um dia triste para mim, mas ao mesmo tempo estou feliz. Sou uma mulher livre. Cheguei ao Senado depois de anos enfrentando o crime organizado e as oligarquias e não me sinto prisioneira dos cárceres do poder - recordou a senadora.

Ela acusou o governo de se submeter aos ditames do Fundo Monetário Internacional (FMI) e garantiu não se arrepender de nada.



26/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena repudia versão de que votou por Luiz Estevão

Heloísa Helena aponta reforma da Previdência como exigência do FMI

Heloísa Helena quer voto contrário do Senado a retaliação dos EUA a atentado terrorista

Jefferson Péres homenageia Heloísa Helena, "gauche" na vida, como ele próprio

Lobão: "Congresso sempre votou leis de interesse nacional"

HELOÍSA HELENA DIZ QUE FHC "PRECISA DA CPI"