HELOÍSA: PF DEVE INVESTIGAR ASSASSINATO DE ENFERMEIROS



Ao mesmo tempo em que cobrou do Ministério da Justiça que a Polícia Federal acompanhe as investigações sobre o crime, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) homenageou a coragem do presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Marcos Otávio Valadão, e de sua esposa, Edna Valadão, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, assassinados nesta segunda-feira (dia 20).
Recordando que Edna Valadão esteve no Senado na semana passada acompanhando as discussões relacionadas à jornada de trabalho do enfermeiro, Heloísa disse que a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e a Polícia Federal devem estabelecer como suspeitos do crime todos aqueles que foram motivo de denúncia de improbidade administrativa por parte do casal.
Este não é o primeiro caso em que enfermeiros foram assassinados após apontar irregularidades administrativas ao Conselho Federal da categoria, observou Heloísa Helena. Ano passado, outro profissional foi morto depois de encaminhar ao Tribunal de Contas da União e à Polícia Federal denúncias que permanecem sem apuração, segundo a senadora.
- Estamos exigindo da Polícia Federal que investigue todas as irregularidades que foram denunciadas desde o ano passado tanto ao TCU quanto à Polícia Federal, para que os assassinatos dos enfermeiros não permaneçam impunes. Várias ameaças de morte têm sido feitas a outros membros da Associação Brasileira de Enfermagem, de conselhos estaduais e de sindicatos de enfermeiros - afirmou Heloísa.
Em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC) prestou solidariedade à categoria dos enfermeiros e à família do casal assassinado e também cobrou a apuração do crime. Destacando que o Rio de Janeiro vive momento delicado de violência, Marina disse suspeitar que se possa estar aproveitando esse clima na tentativa de criar uma situação de completa insegurança no estado, não obstante os esforços do governador Anthony Garotinho para moralizar os setores de saúde e segurança.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PA), que presidia a sessão, associou-se em nome da Mesa à homenagem póstuma ao casal de enfermeiros, condenou a violência e o crime, e apelou para que as autoridades federais, diante da relevância do episódio, tomem urgentes providências.

20/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Polícia Federal vai investigar assassinato de líderes seringueiros no Pará

HELOÍSA DENUNCIA SEQÜESTRO E ASSASSINATO DE MENORES EM ALAGOAS

Heloísa Helena pede apuração de assassinato do prefeito de Campinas

HELOÍSA HELENA DENUNCIA "ASSASSINATO COVARDE" DE TRABALHADOR SEM TERRA

Heloísa Helena quer investigar na CFC as denúncias contra Murad

HELOÍSA HELENA VOLTA A DEFENDER CPI PARA INVESTIGAR CASO TRT-SP