HENRIQUE LOYOLA DEFENDE CORPO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIO
Henrique Loyola, explicou que o corpo de bombeiros comunitário funciona com um quadro de pessoal formado basicamente por voluntários, auxiliados em algumas tarefas (motoristas e mecânicos são exemplos) por trabalhadores remunerados. O reconhecimento da sociedade e o sentimento de que participam de uma tarefa importante é o que move os voluntários a dedicar algumas horas do dia, em rodízio, ao corpo de bombeiros.
Essas unidades não militares também podem ter a participação dos trabalhadores que participam de brigadas de incêndio em empresas integradas ao corpo de bombeiros comunitário. Em Santa Catarina, a Tigre, gigante do ramo de tubos e conexões, é uma das companhias que participam do esforço de prevenção e combate a incêndios.
- Ao lado do interesse comunitário, os empresários querem seus brigadistas mobilizados o tempo todo para lidar com situações de risco - disse Loyola.
Uma das vantagens do corpo de bombeiros comunitário, além da utilização de voluntários, é a opção por tecnologia mais barata do que os caminhões e outros equipamentos sofisticados importados da França. Muitas vezes um jipe e uma bomba d´água são suficientes para combater o fogo em pequenas localidades. O senador já propôs ao programa de voluntariado da primeira dama, Ruth Cardoso, que promova a implantação desse tipo de corporação no restante do país.
31/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
HENRIQUE LOYOLA DEFENDE EXPLORAÇÃO RACIONAL EM RESERVAS DE MATA ATLÂNTICA
Corpo de Bombeiros habilitará centros de formação de bombeiros civis
HENRIQUE LOYOLA ASSUME CARGO DE SENADOR
SENADOR HENRIQUE LOYOLA DISCUTE REFORMA POLÍTICA
HENRIQUE LOYOLA APRESENTA PROJETO QUE VISA AGILIZAR OS PROCESSOS DE INVENTÁRIO E PARTILHA DE BENS
Corpo de Bombeiros faz 128 anos hoje