Heráclito adverte: grau de investimento é "alvissareiro", mas Brasil tem de atrair quem constrói fábricas



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) considerou "alvissareiro" que a agência Standard & Poor's tenha elevado o grau de investimento do Brasil, mas advertiu que o governo deve ficar alerta porque a medida interessa mais "ao capital de motel", que "pode ir embora em um piscar de olhos". Para ele, o Brasil deve adotar programas que atraiam investimentos de longo prazo, "aqueles destinados à construção de fábricas", que geram emprego e renda.

Para isso, opinou, o melhor caminho para o governo é o investimento maciço na educação, pois investimentos estrangeiros de longo prazo são atraídos por países onde a mão-de-obra tem melhor qualificação e os serviços públicos apresentam boa qualidade.

Heráclito Fortes protestou contra a decisão do governo de cortar integralmente uma verba de R$ 9 milhões que a Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional, da qual é presidente, incluiu no orçamento da União para este ano. O dinheiro se destinava ao Comando da Aeronáutica, para o desenvolvimento de um avião cargueiro tático militar, com capacidade de dez a 20 toneladas, conhecido como "Projeto KC-X".

- Um projeto genuinamente brasileiro como esse não podia ser cortado. Ainda mais num momento em que temos ouvido alertas, inclusive do ex-presidente e senador José Sarney, para o perigo da desmilitarização do Brasil, enquanto países vizinhos compram armas e equipamentos militares às pencas - disse.

O senador informou ter ido a Comandatuba (BA), onde assistiu a um debate sobre educação e ficou impressionado com uma advertência da psicóloga Viviane Senna, que dirige o Instituto Ayrton Senna, o qual apóia centenas de projetos dirigidos a crianças e jovens.

- Ela disse ser preciso cuidado para que as escolas e as universidades brasileiras não se tornem apenas estacionamentos de alunos - relatou, referindo-se à baixa qualidade do ensino no país.

Heráclito Fortes entende que o governo deve limitar a criação desenfreada de faculdades e passar a exigir qualidade do ensino oferecido.



30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli diz que grau de investimento favorece o Brasil

Valdir Raupp festeja grau de investimento conseguido pelo Brasil

Guerrilha colombiana tenta atrair índios brasileiros, adverte dom Luiz Vieira

Heráclito defende investimento em exploração de gás natural no Brasil

Jarbas Vasconcelos aponta grau de investimento como conquista de três governos

Lúcia Vânia sustenta que país deve o grau de investimento também ao governo FHC