Lúcia Vânia sustenta que país deve o grau de investimento também ao governo FHC
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) comentou, nesta terça-feira (6), a ascensão do Brasil ao Investment Grade (grau de investimento), concedido pela agência de classificação de risco de investimentos Standard & Poor's, na semana passada. Conforme sustentou, a política monetária que elevou o país a essa condição positiva no mercado internacional foi iniciada ainda no governo Fernando Henrique Cardoso e, acertadamente, mantida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Isso significa que essa é uma vitória, não apenas da oposição ou do governo, mas de toda a sociedade. O país realiza um sonho ao se colocar entre os países que levam a sério a administração pública. O presidente tem todo o direito de comemorar - enfatizou.
Ao avaliar as razões para que o Brasil tenha atingindo a condição de país seguro para o investimento estrangeiro, a senadora destacou, entre medidas adotadas ao longo de anos, a modernização do sistema financeiro nacional - que alcançou objetivos como melhorar as contas públicas e oferecer garantias legais ao assumir e cumprir acordos internacionais - e o fortalecimento da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), "classificada entre as mais inovadoras e confiáveis do mundo".
- As agências avaliadoras perceberam que a política econômica do Brasil é uma política de Estado e não de um governo. As instituições são permanentes e independem de quem está no comando - disse, recordando que, no governo do PSDB, foram implementadas políticas de metas de inflação, de câmbio flutuante e de superávits primários, que vigoram até hoje - disse a senadora.
06/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo deve reduzir tensão no campo, alerta Lúcia Vânia
Lúcia Vânia pede que projeto sobre controle de obras também seja analisado pela Comissão de Infraestrutura
Arthur Virgílio sustenta que Lula deve fazer reformas estruturais para o país crescer
Lúcia Vânia diz que experiência na área social não deve ser descartada
Lúcia Vânia comemora 25 anos da anistia política no país
Lúcia Vânia manifesta otimismo quanto ao futuro do país