Heráclito critica comunicação social do governo Lula e debate com Ideli



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) criticou nesta segunda-feira (3) a comunicação social do governo por não divulgar as conquistas da administração Luiz Inácio Lula da Silva e deixar sem justificação as derrotas sofridas. O parlamentar piauiense baseou seu discurso em pronunciamento feito minutos antes pela líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), no qual ela teria feito reparos ao setor de comunicação social, movida pelo "subconsciente".

A parlamentar catarinense havia falado sobre a vitória do Brasil em disputa contra os Estados Unidos acerca de subsídios na Organização Mundial do Comércio (OMC). Para Heráclito, a vitória não pode ser atribuída ao governo petista, já que a ação foi movida durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso e se referia a luta iniciada em governos anteriores.

O senador do PFL disse estranhar que, com relação ao salário mínimo, tema não favorável ao governo, o PT tenha preferido ser discreto, embora reclamasse das críticas da oposição. Heráclito classificou de "incoerente" a atitude dos petistas, já que no passado se notabilizaram por radicalizar na luta pelo aumento do salário mínimo.

As dificuldades de comunicação do governo foram atribuídas pelo senador à briga entre os grupos do secretário de Comunicação, Luiz Gushiken, e do ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. E a crise que o governo Lula estaria vivendo seria conseqüência da antecipação da sucessão do governador de São Paulo, em 2006.

As apreciações de Heráclito foram respondidas em seguida por Ideli, que reclamou das palavras e do estilo do senador . Referindo-se a intervenção do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que elogiou a elegância da senadora, Heráclito disse com ironia que a líder do PT vestia roupas da Daslu, uma loja chique, e jóias da grife Antonio Bernardo.

- O que considero positivo é que essas marcas também estão disponíveis hoje para as trabalhadoras do campo e as operárias - disse o senador piauiense.



03/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes critica ausência de Lula em debate

Heráclito culpa governo por ação da PF contra jornalistas da "Veja" e critica relação de Lula com a imprensa

Ideli critica falta de debate da oposição sobre ações positivas do governo

Antero critica inoperância social do governo Lula e inchaço na máquina administrativa

Heráclito critica declaração de Ideli sobre CPI das ONGs

Heráclito Fortes anuncia redução de gastos no Senado e convocação imediata de concursados da área de Comunicação Social