Heráclito: Dilma precisa vir ao Congresso para esclarecer denúncias sobre a Varig



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) defendeu, em discurso feito em Plenário nesta sexta-feira (6), que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, venha ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre as denúncias relacionadas à venda da Varig.

Heráclito se referia às recentes acusações, feitas pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, de que a ministra teria pressionado a Anac para aprovar a venda da Varig e da Varig Log (empresa de transporte aéreo de cargas) ao fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson.

O senador afirmou que, "se for verdade o que a imprensa traz por meio de denúncias de uma ex-diretora, a interferência direta do Palácio do Planalto em uma agência reguladora, além de inoportuna, é criminosa".

- Isso não pode ficar sem explicação - declarou ele, acrescentando que a base do governo "está querendo blindá-la para que não venha novamente ao Congresso".

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) também defendeu a vinda de Dilma Rousseff ao Congresso, afirmando que ela "deve se apressar para prestar os esclarecimentos". Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF), em outro aparte, criticou a interferência do governo federal sobre as agências reguladoras, "as quais deveriam ser independentes". E o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), por sua vez, argumentou que quando um funcionário do governo é alvo de acusações, deve-se afastá-lo de seu cargo, abrir uma sindicância e, se ele for considerado inocente, permitir que retome o cargo.

06/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio pede explicações a Dilma sobre denúncias que envolvem venda da Varig

Para Heráclito, Dilma Roussef precisa dizer o que pensa sobre a divisão dos royalties do petróleo

Alvaro Dias pede à CCJ que convide Dilma para esclarecer denúncias

Alvaro Dias pede a convocação de ex-diretor da Previ para esclarecer denúncias sobre 'fábrica de dossiês'

Aprovadas novas convocações para esclarecer a venda da Varig

Dirigentes da Anatel devem esclarecer denúncias sobre desvio de bens