Heráclito diz que governo tratou de forma desrespeitosa bispo em greve de fome
Em discurso no Plenário, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que o governo federal tratou de maneira desrespeitosa o bispo católico dom Luiz Flávio Cappio, que encerrou nesta quarta-feira (19) greve de fome de 23 dias contra as obras de transposição do Rio São Francisco. Na opinião do senador, o assunto merecia atenção especial do primeiro escalão do governo federal, pois havia o risco de o bispo vir a falecer.
- Quero lamentar a forma como o governo se comportou - disse Heráclito.
Na interpretação do senador, o governo federal teve comportamento omisso em relação ao caso. Ele registrou que o Poder Judiciário havia decidido que apenas o presidente da República poderia dar a ordem para paralisar as obras de transposição, principal reivindicação do bispo.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse confiar na competência do chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, que ficou responsável pela negociação com o bispo Cappio. Suplicy concordou que as questões levantadas pelo bispo merecem mais discussões.
Também em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA), disse que, mesmo com o fim da greve de fome, "a pauta de reivindicações e a luta do povo nordestino, do semi-árido, em relação à busca de alternativa para a transposição, continua de pé e deve ser motivo de preocupação".
19/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito diz que governo tratou bispo de forma desrespeitosa
Suplicy apela por negociação com bispo em greve de fome
Acompanhado por artistas, Suplicy apela por negociação com bispo em greve de fome
César Borges manifesta preocupação com bispo que reiniciou greve de fome contra transposição do São Francisco
JOSAPHAT: "REFORMA TRATA STF DE FORMA DESRESPEITOSA"
Rosalba pede por servidores do INSS em greve de fome