Heráclito diz que Lula teria dificuldades nos debates eleitorais



Baseado em notícias publicadas pela imprensa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria pretendo participar de debates apenas em um eventual segundo turno da eleição presidencial, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que, mesmo que os adversários de Lula concordassem em não falar sobre corrupção, o presidente enfrentaria dificuldades se as promessas não cumpridas ocupassem as discussões.

- Imagine se alguém pergunta sobre as promessas de rompimento com o FMI [Fundo Monetário Internacional]; se um candidato lembra que Lula dizia que o brasileiro pagava um alto custo porque a política monetária do país era centrada no pagamento do serviço das dívidas. Ele rompeu com tudo isso e hoje está nadando de braçadas com os banqueiros - afirmou Heráclito Fortes.

Para o senador, o presidente Lula dificilmente teria como responder também a perguntas sobre a transposição do Rio São Francisco, o Programa Fome Zero, o gasoduto do Nordeste e a refinaria de petróleo para a região, obras que teria prometido. A expulsão da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) dos quadros do PT, enquanto acusados de participação em escândalos que dominaram o noticiário da imprensa permanecem no partido, seria, na avaliação de Heráclito, outro tema que causaria constrangimento ao presidente Lula.

- Quem tem um contencioso desses de promessas feitas à Nação não tem condições de participar de debates - opinou Heráclito.



26/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito: barragem prevista há 20 anos teria evitado enchentes em Teresina

Heráclito Fortes desconfia que Tancredo não teria convocado a Assembléia Nacional Constituinte

CRA fará nova rodada de debates sobre dificuldades do agronegócio

Suplicy lastima que FHC não tenha participado de debates eleitorais

José Jorge classifica de mentira promessas que Lula teria feito em Recife

Heráclito culpa o governo federal por dificuldades financeiras do Piauí