Heráclito diz que o PAC não prioriza agricultura
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) criticou, em Plenário, nesta terça-feira (6), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal no final de janeiro, pela falta de atenção ao setor agrícola.
Heráclito expressou sua preocupação com a possibilidade de o PAC se transformar "num paquiderme por não dedicar sequer uma linha de alento à agricultura", considerada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou o senador, como uma das principais vertentes de estabilização da economia.
- Não podemos admitir que um programa como o PAC não tenha uma linha sequer para dar garantia e segurança àqueles que investem na pecuária. Que não tenha sequer recursos destinados para montar um cinturão sanitário para proteger os rebanhos brasileiros ameaçados pelas pestes que singram pelo mundo - protestou.
Ao condenar o "ímpeto autoritário" de declarações de ministros do governo Lula não admitindo a possibilidade de alterações no PAC, Heráclito defendeu a necessidade de "correção das imperfeições" do plano pelo Congresso Nacional para que se torne viável.
Heráclito criticou ainda o PAC por não reservar recursos para obras no Porto de Raimundo Nonato eno aeroporto da cidade de Parnaíba, importantes pólos turísticos de seu estado.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) manifestou seu apoio ao discurso de Heráclito.
06/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Edital aberto para agricultura familiar prioriza jovens
SP prioriza moradia de interesse social
CMA prioriza revitalização de rios em emendas ao PPA
Emendas ao Orçamento: CAS prioriza a habitação
Santa Catarina prioriza crédito
PT prioriza acordo nacional, diz Lula