Heráclito diz que PT não tem compromisso com a ética
Depois de enumerar denúncias veiculadas pela imprensa envolvendo o Partido dos Trabalhadores e membros do governo federal e de citar casos como o da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) concluiu que o PT não tem compromisso com a ética nem com a moralidade pública e enganou o trabalhador brasileiro durante 20 anos.
O fato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estar dividindo o mesmo palanque com deputados acusados de terem recebido "mensalão" e de o PT não ter punido nenhum deles, disse o senador, demonstra a mudança que o partido sofreu após chegar à Presidência da República. Ele lembrou que há quatro anos o então candidato Lula dizia que não convivia com ladrão nem com a corrupção.
Na avaliação de Heráclito o primeiro e grande erro cometido pelo PT foi tentar abafar o escândalo Waldomiro Diniz, quando o ex-assessor da Casa Civil foi acusado de negociar com bicheiros o favorecimento em concorrências em troca de propinas e contribuições para campanhas eleitorais.
- Eu também me penitencio nesse caso, pois quando a oposição quis instalar a CPI do Waldomiro, eu atendi o apelo do governo para não assinar o requerimento da criação da comissão parlamentar de inquérito em virtude do momento ser inconveniente - disse Heráclito.
Em aparte, o senador Efraim Morais (PFL-PB) defendeu a instalação de uma CPI para investigar denúncias de que teria havido favorecimento na liberação das emendas dos parlamentares para prefeituras ligadas a parlamentares que apóiam o governo Lula. Já o senador Sibá Machado (PT-AC) rebateu as acusações e garantiu que o critério da distribuição de recursos orçamentários é único para todos os estados e municípios.
12/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes defende mudança no Conselho de Ética
Heráclito: Conselho de Ética 'está vivendo seu funeral'
Heráclito diz que chegou a hora de corrigir erros no Conselho de Ética
Heráclito vê falta de ética em participação de ministro na campanha de Mercadante
Heráclito pede criação de comissão para repensar o Conselho de Ética
Heráclito quer que Conselho de Ética examine fita sobre diálogo entre integrantes da CPI do Banestado