Heráclito: é difícil dialogar com um governo que trabalha com "dossiês" e "tropa de choque"
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), vice-líder do Bloco da Minoria, afirmou que o governo é o responsável pela falta de "debate de alto nível" dentro do Congresso, pois tem agido de forma autoritária, preparando "dossiês na calada da noite" e impedindo a apuração de acusações usando sua "tropa de choque". Ele se pronunciou assim que a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), encerrou discurso em que pediu um debate de alto nível no Senado.
- O governo que prega o discurso de alto nível é o mesmo governo que vai, na calada da noite, articular os dossiês e que vai às CPIs impedir que os fatos sejam apurados, que monta as tropas de choque e que impede que a verdade seja tratada. O que impede o debate é a antecipação de candidaturas à presidência da República - sustentou Heráclito Fortes.
A oposição apenas "cumpre o seu papel e não recebe aula de governo que não tem autoridade moral para impor a pauta do Senado", acentuou o senador. Ele entende que o esforço pessoal do presidente Lula "até que pode ser reconhecido, mas o desastre da política feita pela sua tropa de choque e pelos seus aloprados" dificulta o debate no Congresso.
Heráclito Fortes opinou que "a perseguição constante e alucinada da popularidade nem sempre leva a bom caminho", lembrando que o presidente Garrastazu Médici, em plena ditadura, contava com uma popularidade superior a 80%, enquanto opositores "eram torturados e mortos nos porões".
- Neste momento, falta humildade e sobra arrogância - afirmou.
31/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Almeida Lima diz que invasores são "tropa de choque" do PT
Segurança: Tropa de Choque realiza cerimônia cívico-militar
MALDANER QUER "TROPA DE CHOQUE" PARA REFORMA FISCAL
Segurança: Tropa de Choque encerra Operação e deixa favelas da Zona Sul
Wellington Salgado defende Sarney e Renan e recusa rótulo de "tropa de choque"
CAE vai analisar incentivo pecuniário para professor que trabalha em área de difícil acesso