Heráclito Fortes critica atuação do consulado brasileiro em Madri
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou da tribuna do Senado, nesta sexta-feira (7), o que chamou de "pouca ação" do consulado brasileiro em Madrid em relação ao caso dos estudantes brasileiros barrados pelas autoridades de migração no aeroporto naquela cidade, na última quarta-feira (5). Entre os estudantes estavam os mestrandos Pedro Luiz Lima e Patrícia Rangel que denunciaram terem sido impedidos de comer e telefonar durante mais de cinco horas.
Heráclito Fortes afirmou que as autoridades brasileiras precisam tomar cuidado com relação à documentação dos brasileiros que viajam ao exterior. O exame mais rigoroso da documentação dos que deixam o paísuela cidade, pode evitar esse tipo de incidente, na opinião do senador. O senador disse ter conversado sobre esse tema com ovice-chanceler, Samuel Pinheiro Guimarães, substituto do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que está em viagem à República Dominicana.
Segundo informações divulgadas pelo cônsul brasileiro em Madri, Gelson Fonseca, diariamente, mais de dez brasileiros são impedidos de entrar na Espanha. Só em fevereiro, foram 450.
O senador Heráclito Fortes afirmou que o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, irá comparecer à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na próxima semana,para explicar aos senadores a posição do governo espanhol.
Guerrilha
Heráclito Fortes afirmou que a Organização dos Estados Americanos (OEA) deve investigar a morte de estudantes mexicanos no Equador durante ação militar contra a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCs). Ele concluiu que se os estudantes estavam no Equador para fazer pesquisas sobre as guerrilha isso pode significar quehá indícios da existência de uma base de operação dessas forças guerrilheiras no Equador.
07/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes critica atuação do Brasil no caso Zelaya
Heráclito Fortes critica ataques de Lula ao TCU
Heráclito Fortes critica marido de Marta Suplicy
Heráclito Fortes critica campanha do Banco do Brasil
Heráclito Fortes critica deportação de boxeadores cubanos
Heráclito Fortes critica paralisação dos trabalhos da CPI das ONGs