Heráclito Fortes critica campanha do Banco do Brasil



Em pronunciamento nesta quarta-feira(14), em Plenário, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) anunciou que pretende solicitar ao Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) a suspensão da campanha publicitária do Banco do Brasil, que tem como mote o lema Decida pelo 3, por entender que a peça, que teria custado R$ 10 milhões, contém mensagem subliminar de apoio a um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o banco, conforme explicaram senadores governistas, a campanha procura convocar a população a praticar três ações diárias pela conservação do meio ambiente.

- A campanha tem um objetivo duplo. E por que não quatro? E por que não cinco? E por que não seis ações? - perguntou Heráclito Fortes, exibindo da tribuna uma camiseta azul que compõe o kit da campanha, na qual se vê estampado o número 3 sem o logotipo do banco ou qualquer identificação do órgão responsável pela confecção do material.

Na avaliação de Heráclito Fortes, a campanha "rasga" a Constituição pois, em sua avaliação, começa a ser especulada no país a tentativa de um golpe para induzir a população a pensar em um terceiro mandato para Lula.

- A campanha ou é subliminar ou é de uma imbecilidade e falta de objetividade para um banco com o porte do Banco do Brasil que os autores merecem ser punidos - avaliou o senador pelo DEM do Piauí.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) manifestou apoio aos argumentos de Heráclito. Em sua avaliação, a campanha é autoritária e foi realizada com dinheiro público. Já os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP) garantiram a Heráclito Fortes que um terceiro mandato não é cogitado pelo presidente Lula.



15/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes questiona incorporação de instituição financeira pelo Banco do Brasil

Heráclito Fortes critica atuação do Brasil no caso Zelaya

Heráclito critica venda do Banco do Estado do Piauí para o Banco do Brasil

Heráclito Fortes defende empregos dos funcionários do Banco do Piauí

Heráclito Fortes critica ataques de Lula ao TCU

Heráclito Fortes cobra compromissos de campanha do governo Lula