Heráclito Fortes critica atuação do Brasil no caso Zelaya



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (23), a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiou o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, que está abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Na avaliação do senador, o presidente Lula não deveria ter entrado na questão, que diz respeito à soberania daquele país.

- Não está em jogo aqui, e nem jamais esteve, a situação pessoal do senhor Zelaya. O que se discute é a maneira como o Brasil entrou numa questão e está permitindo que seu espaço físico, que é o espaço protegido por convenções, sirva de palanque para o retorno do Sr. Zelaya. Esse assunto é grave. Somos um país com responsabilidades. Não podemos entrar nessa briga da maneira irresponsável como entramos - disse Heráclito.

O senador disse estranhar a defesa que o governo brasileiro faz de Zelaya, quando se omitiu no caso dois atletas cubanos que foram deportados para seu país, sem direito à defesa. Os atletas deixaram a delegação de Cuba durante os jogos pan-americanos realizados no Rio de Janeiro, em 2007, e pediram asilo ao Brasil.



23/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes critica atuação do consulado brasileiro em Madri

Heráclito pede neutralidade do Brasil no caso de Honduras e aponta irresponsabilidade no abrigo a Zelaya

Heráclito Fortes critica campanha do Banco do Brasil

Heráclito Fortes critica ataques de Lula ao TCU

Heráclito Fortes critica marido de Marta Suplicy

Heráclito Fortes critica deportação de boxeadores cubanos