Heráclito Fortes diz que Executivo "quer desestabilizar os outros Poderes"



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou em discurso nesta quarta-feira (27) que o Executivo "quer desestabilizar os outros Poderes" da República, sustentando que as polêmicas iniciadas nos últimos meses pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, com o Judiciário e o Legislativo, têm esse objetivo. Citou as polêmicas sobre o uso de algemas pela Polícia Federal e sobre a reabertura da discussão da anistia para militares.

Em sua opinião, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva procura desmoralizar o Legislativo, já que afirmou, "de forma displicente, que o Congresso não trabalha". O senador disse que Lula "não tem afeição pelo Congresso, talvez traumatizado por sua passagem na Assembléia Constituinte, onde não conseguiu mostrar, como legislador, altivez".

Heráclito Fortes também contestou a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), a qual afirmara pouco antes que o Congresso já poderia ter resolvido há tempos o uso de medidas provisórias pelo governo.

- Como resolver isso se o governo tem um rolo compressor no Congresso e aprova só aquilo que lhe interessa? - indagou.

Heráclito Fortes instigou o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a adotar "alguma providência" contra as medidas provisórias, ponderando que ele "também é vítima dessa situação, como todo o Congresso".



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Constituição falhou ao manter a primazia do Executivo sobre outros Poderes, afirma especialista

Heráclito Fortes quer gasoduto no Piauí

Heráclito Fortes quer rapidez na votação da PEC sobre terrenos de marinha

Heráclito Fortes quer explicações urgentes de ex-diretor de Recursos Humanos

Heráclito Fortes quer saber se Abin está espionando sua vida pessoal

Arthur Virgílio: 'Oposição não quer desestabilizar Petrobras; quer tirar os ladrões de lá'