Heráclito Fortes diz que proposta de desmembrar Petrobras é calote aos acionistas



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) protestou em Plenário contra a atitude do governo federal de anunciar a criação de uma empresa para administrar a exploração do petróleo a grande profundidade, retirado da chamada camada do pré-sal. A intenção anunciada pelo governo, no entendimento do parlamentar, sinaliza um calote aos investidores da Petrobras e diminui a credibilidade do país no exterior.

Heráclito Fortes lembrou que o avanço tecnológico que permite a exploração de petróleo em grande profundidade foi conquistado por pesquisa da própria Petrobras, financiada por recursos gerados pela empresa.

- Como justificar [a criação de uma nova empresa para explorar o petróleo do pré-sal] perante os acionistas? - indagou Heráclito Fortes, acrescentando que, ao anunciar a criação da nova empresa, o governo estava também anunciando um calote aos acionistas, o que seria "inaceitável e inadmissível".

O senador afirmou que a divisão da Petrobras "é uma pá de cal, uma ducha de água fria a quem confia em investimentos no Brasil".

Heráclito Fortes também protestou contra a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria vetado o item da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que exigia redução de gastos com publicidade e viagem. O senador afirmou que, ao vetar esse item na LDO, o presidente estimula subjetivamente os servidores a aumentarem seus gastos.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requerimento da CPI da Petrobras poderá ser lido na próxima semana, diz Heráclito Fortes

Heráclito Fortes não concorda com extensão do prazo da CPI proposta pelo governo

Representante da SBPC apóia proposta de Cristovam de desmembrar Ministério da Educação

Heráclito alerta para "calote"na venda do Banco do Estado do Piauí

Projeto que estabelece regras para capitalização da Petrobras permite a acionistas uso do FGTS

Mão Santa solidariza-se com Heráclito Fortes