Heráclito Fortes lamenta falecimento do embaixador Aluízio Napoleão



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) apresentou, nesta segunda-feira (18), requerimento para inserção em ata do voto de profundo pesar e apresentação de condolências ao Ministério das Relações Exteriores, à Assembléia Legislativa do Estado do Piauí e aos familiares do embaixador Aluízio Napoleão de Freitas Rego, ocorrido em Brasília no último dia 14. O embaixador é pai do ex-senador Hugo Napoleão.

No requerimento, Heráclito narra a trajetória da vida pública de Aluízio Napoleão, ressalta sua carreira diplomática e destaca suas missões no exterior, como embaixador no Irã e na China, além de ter ocupado o consulado do Brasil em Portland, no Estado do Oregon (EUA). Aluízio Napoleão era ainda membro da Academia Piauiense de Letras. Como escritor, tornou-se conhecido pelas suas biografias de Santos Dumont e do Barão do Rio Branco.

Heráclito disse que o diplomata "era conhecido pela polidez e profundo conhecimento intelectual, mas também pela dedicação ao país, o amor ao Piauí e o apego à cultura, revelando-se um extraordinário escritor e se notabilizando como um dos mais importantes biógrafos de Santos Dumont e do Barão do Rio Branco".



18/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes recebe embaixador da Venezuela

Heráclito Fortes apresenta voto de pesar pelo falecimento de três piauienses

Heráclito Fortes lamenta fechamento da BRA

Heráclito Fortes lamenta descumprimento de acordo

Heráclito Fortes lamenta morte de deputado piauiense

Heráclito Fortes lamenta envio de Força Nacional ao Piauí