Heráclito lê artigo de petista sobre relação suspeita entre Citibank e fundos



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) leu, da tribuna, trechos de artigo do deputado governista Paulo Delgado (PT-MG), publicado nesta segunda-feira (20) pelo jornal Correio Braziliense, em que o parlamentar denuncia irregularidades envolvendo o Citibank e fundos de pensão. O senador considerou gravíssima a "relação promíscua" ali retratada.

O deputado petista adverte, relatou Heráclito, para a realização de contratos "tortuosos, cheios de truques e falsamente complexos" entre o Citibank e os fundos de pensão. Para fundamentar esse alerta, Delgado cita, por exemplo, matéria de jornal especializado em economia onde o banco norte-americano é acusado de obrigar os fundos de pensão a comprarem suas ações com ágio correspondente a 240% do valor de mercado.

- Podemos estar diante de mais um dos escândalos corporativos e dos controversos contratos em que se envolve ao redor do mundo o Citibank, rompendo regras de reciprocidade e elementares princípios do Trade Act, internacionalmente partilhado - observa o parlamentar petista.

Apesar de lamentar "a falta de capacidade de indignação do país" frente ao episódio, Heráclito acredita que o artigo deverá obrigar o governo Luiz Inácio Lula da Silva "a dar muitas explicações".

- É preciso uma investigação severa e séria sobre esses fatos - disse.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o Brasil não só está anestesiado, como sofre de amnésia. Logo depois, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) sustentou que "essa denúncia merece ser examinada por todo aquele que se pretende administrador sério desse país".

Ao final do discurso, Heráclito solicitou à Mesa do Senado o envio de cópias do artigo às CPIs dos Bingos e dos Correios e às Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE).



20/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon lança suspeita sobre uso dos fundos de pensão em Belo Monte

Heráclito protesta contra ausência do presidente do Citibank em reunião da CCJ

Heráclito cobra esclarecimentos da PF sobre denúncia de acobertamento de dirigente petista

Heráclito cobra esclarecimentos sobre fundos de pensão

Magno Malta: ação do Cade com relação à Garoto é "suspeita"

Heráclito defende ex-ministro do TCU de suspeita de envolvimento em fraude