Simon lança suspeita sobre uso dos fundos de pensão em Belo Monte



A polêmica sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte - que coloca ambientalistas e governo federal em campos opostos - foi novamente abordada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) nesta sexta-feira, 23. Ele lançou suspeitas sobre a forma como os fundos de pensão foram utilizados no leilão - que definiu o consórcio responsável pela construção - e declarou que o presidente Lula "deve explicações ao povo brasileiro".

Simon disse ainda que "é estranho o silêncio do Senado sobre o assunto" e que nem a oposição está discutindo a questão como deveria.

- Foi feito um acordo impressionante nesta Casa entre PT e PSDB. A oposição não critica Belo Monte e o governo não fala da privatização da Vale - afirmou.

O senador fez comparações entre o leilão da Vale, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (na época a empresa se chamada Companhia Vale do Rio Doce), e o da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, realizado nesta semana pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

No caso da Vale, Simon argumentou que "os fundos de pensão foram usados, conforme dizia um dos ministro da época, até o limite da irresponsabilidade". Ao lembrar da ocasião, ele disse que, "na véspera do leilão, o Grupo Votorantim tinha tudo para ganhar, mas, com um telefonema, o fundo de pensão ligado ao Banco do Brasil saiu de um lado e foi para o outro, que havia sido criado dias antes".

- E a Vale acabou sendo doada, com cerca de três bilhões de reais dados pelo governo - criticou ele, mencionando ainda as suspeitas de irregularidades na privatização da Telebrás.

Para o senador, há algumas semelhanças com o que ocorreu nesta semana. Ele afirmou que "o grupo que estava certo que ia ganhar [o leilão da usina de Belo Monte] não ganhou; ganhou um grupo feito à última hora, a ser bancado por fundo de pensão e pelo mais alto financiamento da história feito pelo BNDES".

- Sinceramente, não sei se o presidente Lula deveria agir dessa forma, quando diz que vai construir Belo Monte de qualquer maneira - avaliou Simon.



23/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon pede explicações a Lula sobre usina de Belo Monte

Previc lança Guia de Melhores Práticas em Fundos de Pensão

Heráclito lê artigo de petista sobre relação suspeita entre Citibank e fundos

CAS debaterá fiscalização sobre fundos de pensão

CCJ APROVA EMENDAS EM PROJETO SOBRE FUNDOS DE PENSÃO

Heráclito cobra esclarecimentos sobre fundos de pensão