Heráclito pede a Lula para trazer notícias sobre situação de boxeadores cubanos



Além do encontro com o "antigo companheiro" Fidel Castro, presidente licenciado de Cuba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia trazer de volta da ilha notícias sobre a situação dos dois boxeadores cubanos que fugiram da delegação de seu país aos Jogos Pan-Americanos e foram enviados de volta a Havana pelo governo brasileiro. A sugestão foi feita nesta terça-feira (15) pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Os lutadores Erislandy Lara, campeão mundial de boxe, e Guillermo Rigondeaux, bicampeão olímpico e mundial, foram detidos no início de agosto de 2007 pela polícia fluminense em Araruama (RJ), após abandonarem a delegação cubana. Comentou-se, na época, que ambos teriam assinado contrato com uma empresa alemã de boxe. Depois que os dois foram enviados de volta a Cuba, Fidel Castro afirmou que os boxeadores não defenderiam mais a equipe cubana em viagens ao exterior.

- Já seria um consolo saber como vivem hoje os dois rapazes e suas famílias naquela paradisíaca ilha - disse Heráclito à Agência Senado, por telefone.

O senador questionou ainda a oferta de linhas de crédito no valor de US$ 1 bilhão a Cuba, a ser anunciada por Lula durante a viagem, para áreas como produção de alimentos e modernização da infra-estrutura rodoviária e hoteleira do país. Além dessa linha de crédito, Lula divulgou o interesse do Brasil na prospecção de petróleo em águas profundas da plataforma cubana.

- Com esse gesto, Lula mostra ao mundo que sobram recursos ao Brasil, enquanto nós acompanhamos, por aqui, os malabarismos feitos por sua equipe para repor os recursos da CPMF - comparou Heráclito, em uma referência à extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.

Na opinião do senador, os investimentos da Petrobras em Cuba podem ser bem-vindos, desde que sejam lucrativos. Ele afirmou não concordar, porém, com a utilização de recursos brasileiros para obras de infra-estrutura na ilha caribenha.



15/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes critica deportação de boxeadores cubanos

Heráclito lembra deportação de boxeadores cubanos e aponta incoerência do governo brasileiro

Heráclito compara caso dos boxeadores cubanos aos episódios "Olga Benário" e "Lílian Celiberti"

Tarso Genro falará na CRE sobre saída dos boxeadores cubanos do Brasil

Arthur Virgílio quer saber por que Itamaraty não foi consultado sobre boxeadores cubanos

Tarso nega ter usado diferentes critérios nos casos de Battisti e de boxeadores cubanos