Heráclito pede à Polícia Federal que investigue casos no Piauí



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) foi ao Plenário nesta sexta-feira (21) para afirmar que há várias irregularidades em seu estado, o Piauí, que deveriam ser investigadas pela Polícia Federal. Ao criticar a gestão do ex-governador Wellington Dias (PT), que recentemente deixou o cargo e poderá se candidatar ao Senado, Heráclito disse que "nunca a corrupção correu tão solta no estado".

- Peço humildemente à Polícia Federal que olhe os processos que tramitam no Piauí, que têm deixado a sociedade impaciente - declarou ele da tribuna.

Entre os casos que poderiam ser investigados, o senador citou o da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Segundo ele, "criou-se uma supersecretaria para que se praticasse a corrupção por meio de obras sem concorrência". Heráclito ressaltou que "as denúncias foram feitas e os superfaturamentos estão aí, a olho nu".

- E o jovem que fez as denúncias padece inclusive sob ameaça física - informou ele.

O senador mencionou ainda vários outros casos, como o que envolveria a empresa pública Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa). De acordo com ele, essa instituição "tinha um patrimônio fantástico, mas foi à bancarrota porque foi transformada em trampolim para obras eleitoreiras".

- O estado do Piauí tem uma tradição de governos honestos, mas tivemos agora sete anos e meio de um profundo desrespeito às leis - afirmou.

Ficha Limpa

Heráclito também comentou a aprovação do projeto de lei - de iniciativa popular - que institui a Ficha Limpa. Ele disse que "devíamos ter cantado como vitória da democracia o gesto unânime do Senado, que o aprovou em tempo recorde". E lamentou que "alguns deputados, com intuito de promoção pessoal, tenham tentado diminuir o que aqui foi votado".

- Se há alguma imperfeição na redação final do projeto, a interpretação da Justiça, que virá no tempo oportuno, irá dirimir qualquer dúvida - avaliou. 



21/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito pede que TCU investigue assessora do Piauí por receber bolsa-família

Heráclito pede que Tribunal Eleitoral do Piauí investigue caravanas promovidas pelo PT

Ministro do Esporte pede que Polícia Federal investigue denúncias

Heráclito quer que CPI investigue loteria estadual do Piauí

Heráclito pede investigação federal na Secretaria de Serviço Social do Piauí

Flexa Ribeiro quer que Polícia Federal investigue assalto a seu gabinete em Belém