Heráclito pede investigação federal na Secretaria de Serviço Social do Piauí
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) pediu ao controlador-geral da União, ministro Waldir Pires, que determine a realização de uma investigação na Secretaria de Serviço Social do Estado (Serse) do Piauí. O pedido foi baseado em notícias veiculadas nesta quinta-feira (5) em Teresina, segundo as quais o secretário da Serse, Roberto John, acusa o advogado Antonio de Deus de corrupção. Este, por sua vez, acusa o secretário de utilizar indevidamente recursos de convênios com o governo federal. Antonio de Deus foi demitido esta semana do cargo de assessor técnico da Serse.
Trechos da matéria "Wellington Dias afirma que servidores foram afastados por corrupção", publicada na página da internet do Portal AZ (http://www.portalaz.com.br), também foram lidos por Heráclito Fortes. Segundo o texto, o governador do Piauí teria revelado que já afastou mais de cem servidores do quadro do estado por justa causa. Destes, mais de 50 exerciam cargos comissionados. Os funcionários demitidos teriam sido afastados por corrupção, cobrança de propina, outros crimes e faltas ao trabalho.
- Estou fazendo este pedido para preservar o governador Wellington Dias. Em cinco meses de governo, foram 50 ocupantes de cargos de confiança afastados, o que dá uma média de dez corruptos por mês demitidos. Isso em um governo que mal começou. O governador, ao demitir, o faz com coragem. Mas o que parece é que ele não tem mecanismos suficientes para fiscalizar estes atos - afirmou Heráclito Fortes.
Antes de fazer o pedido de fiscalização à Controladoria Geral da União, Heráclito Fortes elogiou Wellington Dias "por estar governando o Piauí desprovido de qualquer sentimento de ódio ou revanche contra seus adversários". O senador registrou que esteve em Tainópolis (PI) no domingo passado (1º), junto com 25 prefeitos do estado, e o governador anunciou que o Ministério das Cidades deverá liberar recursos em breve.
Heráclito Fortes explicou que, independentemente do partido ao qual pertencia, Wellington aconselhou todos os prefeitos a elaborarem projetos e regularizarem suas contas com o governo federal para não enfrentar problemas burocráticos quando o dinheiro for liberado pelo ministério. "Louvo esse gesto de boa vontade, em falar acima de colorações partidárias", disse o senador.
05/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito pede à Polícia Federal que investigue casos no Piauí
Heráclito quer rapidez em investigação sobre denúncia de corrupção no governo do Piauí
Heráclito culpa o governo federal por dificuldades financeiras do Piauí
Heráclito atribui queda de popularidade do governador do Piauí ao governo federal
Heráclito pede investigação de denúncia sobre repasses da Petrobras a ONG na Bahia
Heráclito pede união para manutenção de empresa no Piauí