Heráclito pede investigação de denúncia sobre repasses da Petrobras a ONG na Bahia



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) cobrou do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União a abertura de inquérito para apurar denúncias do uso, pela Petrobras, de organização não-governamental (ONG) baiana para gerenciar a distribuição, em 2008, de R$ 1,4 milhões para 26 prefeituras do estado com o objetivo de financiar festas de São João. Ele fez o pedido depois de comentar em Plenário, nesta quinta-feira (16), matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo sobre o assunto.

Acusando a Petrobras de fazer "proselitismo político e fortalecer as bases eleitorais governistas na Bahia com recursos públicos", Heráclito exigiu tratamento isonômico para os demais estados do Nordeste, em especial para o Piauí.

- Não sou nada contra que uma empresa como a Petrobras banque festas de São João no Nordeste. Mas por que só na Bahia e por que só nas bases do PT? Aí você politiza. Será que a Petrobras se lembrou de Caruaru [em Pernambuco]? Será que se lembrou de Campina Grande [na Paraíba]? - questionou.

Heráclito disse considerar lamentável que uma empresa do porte da Petrobras, com ações na bolsa e cujos dirigentes têm o dever de prestar contas aos acionistas, se preste a manipulação política de tal natureza.

No início de seu pronunciamento, Heráclito se referiu a discurso do ex-senador Antonio Carlos Magalhães proferido em julho de 2005 sobre repasses irregulares de recursos públicos pela Petrobras para financiar festas juninas na Bahia.



16/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta pede investigação sobre arquivamento de denúncia de estupro na Bahia

Mão Santa pede investigação na Petrobras e denuncia altos salários de executivos

Heráclito quer rapidez em investigação sobre denúncia de corrupção no governo do Piauí

César Borges denuncia repasses irregulares de verbas públicas na Bahia

Cristovam pede investigação sobre denúncia de 'O Estado de S. Paulo'

Perillo pede investigação sobre denúncia de revista "Veja"