Heráclito pede que se defina destinação do Porto Luiz Correia, no Piauí



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) pediu, em discurso nesta segunda-feira (10), que o governador Wilson Martins (PSB) defina o destino a ser dado ao Porto de Luiz Correia, localizado na foz do Rio Parnaíba, no Piauí.

Heráclito denunciou tentativa de desvio de finalidade do porto, conforme informações de funcionários do governo anterior, para transformá-lo em marina para receber iates de empresários da Europa e dos Estados Unidos, enquanto o Piauí necessita dele, conforme afirmou, para escoar mercadorias, especialmente minérios.

- É urgente que se defina a verdadeira vocação do porto. O Piauí precisa escoar sua produção. A marina pode ser feita sem nenhum prejuízo para a construção do porto; a marina é um subproduto. Priorizar uma marina em detrimento de um sonho que vem sendo alimentado há mais de cem anos é um crime e uma irresponsabilidade- afirmou o senador.

Heráclito disse que o ex-prefeito de Teresina e candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes, reuniu um grupo de empresários do estado para fazer uma visita, na sexta-feira (7), ao Porto de Pecém, no Ceará, e posteriormente ao Porto de Luís Correia, dando a esses empresários a oportunidade de comparar os dois projetos.

O parlamentar manifestou a sua tristeza ao ver que o Porto de Luís Correia está sendo tocado sem que seu objetivo esteja definido e a que ele vai servir. Em sua avaliação, é preciso que o governador Wilson Martins defina com os técnicos, "de maneira urgente, porque este é o momento, o que o Piauí quer do seu porto".

Heráclito disse que, numa primeira etapa, não há a expectativa de que o Porto de Luís Correia tenha as mesmas dimensões do Porto do Pecém, mas ressaltou que os piauienses irão brigar para que seu porto pelo menos seja o escoadouro das riquezas do estado.

O senador manifestou a sua convicção de que o Porto de Luís Correia não será obra de um só governo, "mas o desejo de todo um estado", e disse esperar que, dentro de um futuro próximo, os piauienses possam ter a alegria de ver a exportação de suas riquezas por aquele porto.

Heráclito afirmou que os deputados federais e os senadores do estado estão dispostos a ajudar o atual "e o futuro governador, seja ele quem for" eleito na luta pela conclusão do porto, que é, segundo afirmou, "uma conquista do estado do Piauí".



10/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa pede conclusão das obras do Porto de Luís Correia, no Piauí

Parlamentares do Piauí querem o Porto de Luis Correia no PAC

CI discute situação de obras do Porto de Luís Correia, no Piauí

Começa audiência com o governador do Piauí sobre Porto de Luís Correia

Mão Santa comemora retomada das obras do Porto de Luiz Correia

Heráclito e Mão Santa cobram de ministro conclusão do Porto de Luís Correia