Heráclito propõe exploração de reservas de gás nacionais



Nesta sexta-feira (11), o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) deu prosseguimento à discussão sobre a nacionalização, por parte da Bolívia, de duas refinarias da Petrobras. De acordo com notícias publicadas na imprensa, a Petrobras fechou na quinta-feira (10) acordo com a Bolívia para a venda de 100% de suas duas refinarias naquele país. Os bolivianos pagarão US$ 112 milhões pelas unidades e é possível que o pagamento seja feito com fornecimento de gás natural.

Heráclito acredita que ainda haverá muita controvérsia em relação ao preço a ser pago pelas refinarias e sugeriu que para o futuro o governo invista na extração de gás das reservas brasileiras, existentes no Espírito Santo, no Nordeste e na Amazônia.

- Sou inteiramente contra se levar avante o famoso gasoduto que sairia da Venezuela ao Brasil e iria para o Uruguai e Paraguai. Se estamos vendo esse episódio com a Bolívia, não podemos criar possibilidades de episódios futuros se repetirem. Temos que trabalhar com as nossas riquezas, temos que trabalhar com o que temos. E, evidentemente, temos que deixar essa exploração, esse acordo com o gás da Bolívia - sugeriu.

Em aparte, o senador Edison Lobão (DEM-MA) afirmou que o governo brasileiro cedeu muito na negociação com a Bolívia sobre gás. Lobão disse que, ao mesmo tempo em que não se deseja um rompimento diplomático com a Bolívia, é preciso defender os interesses do Brasil. O senador sugeriu a importação de gás de outros países e ainda a exploração das reservas que existem em solo nacional.

- Quem não pode perder o mercado brasileiro é a Bolívia, ela que quebraria. Quem está em situação de dificuldade é a Bolívia, não nós - afirmou.

Também em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu maior atenção ao trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), presidida por Heráclito Fortes. Cristovam fez um apelo para que as atenções hoje voltadas para a CPI do Apagão sejam dirigidas aos debates promovidos pela CRE, entre esses os que tratam da relação comercial do Brasil com a Bolívia. O senador Valter Pereira (PMDB-MS), por sua vez, disse acreditar que se os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva tivessem investido na infra-estrutura brasileira para a produção de gás, hoje o Brasil não seria refém da Bolívia e, sim, um concorrente daquele país.

Mães

O senador Heráclito Fortes aproveitou a oportunidade para homenagear as mães pela passagem do Dia das Mães no domingo (13). O senador disse que feliz é quem pode comemorar esse dia ao lado da mãe.

Heráclito parabenizou as funcionárias da Casa que são mães, a ex-senadora Heloísa Helena, a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), além das mães da Praça de Maio, que lutaram contra a ditadura na Argentina. O senador citou em sua homenagem também a mãe do menino João Hélio, assassinado no início deste ano no Rio de Janeiro ao ser arrastado por vários quilômetros do lado de fora de um carro; a mãe que não sabia nadar, mas salvou o filho de morrer afogado, também neste ano, e as mães que tiveram seus filhos mortos por balas perdidas. Além disso, parabenizou as mães adotivas e as mães-de-leite.

- Mas quero também saudar as mães que vão começar, quero crer que no mais breve tempo possível, a gozar o benefício dos seis meses da licença-maternidade- afirmou, esperançoso de que o Congresso aprove legislação nesse sentido.



11/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR aprova projeto que beneficia municípios com parques nacionais e reservas indígenas

Novas reservas estão em estágio inicial de exploração

Moreira pede regulamentação da exploração das riquezas nas reservas

HENRIQUE LOYOLA DEFENDE EXPLORAÇÃO RACIONAL EM RESERVAS DE MATA ATLÂNTICA

Heráclito diz que alianças nacionais não transferiram votos

Heráclito defende investimento em exploração de gás natural no Brasil