Valter Pereira considera declaração de Hugo Chávez sobre o Senado brasileiro uma agressão



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (01), que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, agrediu o Congresso brasileiro ao dizer que este age como um papagaio ao alinhar-se ao Congresso americano e manifestar-se contra o cancelamento da concessão de operação para o canal de televisão da empresa RCTV. Ele propôs uma moção de repúdio contra a declaração de Hugo Chávez.

- O que ele mostra é o traço típico de todos os ditadores. Todos eles são intolerantes contra qualquer manifestação contrária - declarou Valter Pereira.

O senador também criticou Chávez por dizer que as manifestações de senadores brasileiros contra a posição do governo venezuelano se explicam pelo fato de o Congresso brasileiro ser dominado por partidos de direita, que se opõem à entrada da Venezuela no Mercosul.

Valter Pereira afirmou que o Congresso brasileiro toma posição em defesa da liberdade de imprensa, tão cara para o Brasil e a Venezuela.

- Estamos cuidando dos nosso interesses, que têm na democracia um dos seus maiores patrimônios. Temos na liberdade de imprensa um patrimônio nacional e universal, de que os congressistas deste país não abrem mão - disse o senador.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou que o Senado não se manifestou oficialmente contra o golpe militar contra Hugo Chávez em abril de 2002, no qual a RCTV, segundo o governo venezuelano, teve participação.

Também em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA) afirmou que não se conhece bem no Brasil a situação política interna da Venezuela para que se possa fazer julgamentos sobre decisões do governo venezuelano.



01/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito protesta contra declarações de Hugo Chávez sobre o Senado brasileiro

Valter Pereira considera intolerável interferência do Planalto em decisões do Senado

Valter Pereira repudia agressão a engenheiro da Eletrobrás no Pará

Jucá diz que Hugo Chávez foi "infeliz" ao atacar Congresso brasileiro

Randolfe Rodrigues representará o Senado no funeral de Hugo Chávez

Senado aprova voto de pesar pela morte de Hugo Chávez