Heráclito questiona autoridade de Lula para propor Constituinte



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) questionou, nesta quinta-feira (3), a defesa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez da proposta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva, formada por representantes da sociedade civil, para votar uma reforma política.

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jorge Bornhausen (PFL-SC) jáhaviam se pronunciado em Plenário contra a iniciativa de Lula.

- Lula não tem autoridade para propor ao Congresso um pacto desse tipo. Ele passou quatro anos do seu governo ignorando essa Casa e agora quer fazer reforma política. Isso é para um governo novo, que tenha credibilidade perante a população - afirmou.

Heráclito lembrou que o PT pregou ideologicamente um país correto ao longo de uma década e lamentou que Lula, ao primeiro aceno da corrupção, tenha sucumbido juntamente com seus principais líderes. Ele citou, entre outros exemplos de escândalos de corrupção no governo Lula, o "mensalão" - pagamento a deputados que votassem com as propostas do governo -, ressaltando que nunca houve uma migração partidária tão forte no Congresso comoa que se presenciou no atual governo.

- E o combate ao capital especulativo? Na primeira oportunidade, Lula colocou um banqueiro vinculado ao mercado financeiro internacional no Banco Central. Agora quer convocar Constituinte exclusiva. Discute-se agora uma coisa abstrata para desviar a atenção dos eleitores - afirmou.



03/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito diz que Lula não tem autoridade política e moral para defender Constituinte

Heráclito critica proposta de assembléia constituinte feita por Lula

MARINA QUESTIONA AUTORIDADE DO LEGISLATIVO PARA FAZER CPI

Antero questiona quem tem autoridade no governo para anunciar acordo com FMI

Aloysio Nunes questiona credibilidade do governo para propor pactos

Sérgio Guerra defende Arthur Virgílio e questiona autoridade de Sarney