Heráclito: Sarney mandou investigar legalidade de contas do Senado na Caixa
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), 1º secretário do Senado, informou à imprensa que o presidente José Sarney criou uma comissão para investigar a legalidade e a movimentação de duas contas bancárias em nome do Senado, na Caixa Econômica Federal, fora da chamada conta única do Tesouro Nacional, por onde passam todos os recursos destinados à instituição.
As contas foram identificadas pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado, a pedido do senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
- Não sabemos ainda se isso é rotineiro ou não. Mas estamos vivendo um momento de muita tensão no Senado e qualquer fato já provoca suspeita. Se houver algum fato delituoso, os responsáveis serão punidos. Parece que uma das contas não teve movimentação recente. Se é alguma economia que se estava fazendo para o Senado, parabéns. Se tiverem sido criadas com outra intenção, coitado de quem fez - disse Heráclito Fortes.
Em ofício enviado ao presidente José Sarney, o senador Renato Casagrande disse ter tomado conhecimento das contas ao examinar a proposta de reforma administrativa do Senado feita pela Fundação Getúlio Vargas. Na proposta existe a menção às contas. Ele sugeriu a Sarney o fechamento das contas e o repasse dos seus saldos ao Tesouro Nacional, ponderando que a existência de contas paralelas à conta única do Tesouro "é preocupante" e de legalidade questionável.
Na mesma entrevista à imprensa, Heráclito Fortes disse esperar que a comissão de sindicância criada para apurar em detalhes os chamados "atos administrativos secretos" do Senado conclua seus levantamentos em 15 dias. O 1º secretário afirmou ainda que "tem de cumprir a lei" e, por isso, não pode determinar o afastamento preventivo do trabalho dos ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi enquanto durar a investigação dos "atos secretos".
Eli Teixeira / Agência Senado
24/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge quer que funcionários da Caixa denunciem quem mandou quebrar sigilo
Senado vai investigar Caso Banestado, afirma Sarney
Sarney diz que Polícia do Senado é competente para investigar acusações de ex-diretor
Sarney abre comissão de sindicância para investigar denúncias de servidor do Senado
Simon pede, novamente, afastamento de Sarney e comissão externa para investigar o Senado
Sarney presta contas por seus três meses na Presidência do Senado