José Jorge quer que funcionários da Caixa denunciem quem mandou quebrar sigilo
Ao comentar em Plenário, nesta quinta-feira (23), a notícia de que a Caixa Econômica Federal já teria identificado os funcionários responsáveis pelo acesso à conta do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o senador José Jorge (PFL-PE) anunciou que pretende propor a convocação deles para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. De acordo com o líder da minoria, se os funcionários indicarem a pessoa que deu a ordem para quebrar o sigilo bancário do caseiro, a culpa deles no caso será atenuada.
De acordo com José Jorge, a alta administração da Caixa teria determinado à Superintendência Nacional da Rede, um departamento do banco, a impressão dos extratos da conta de Francenildo - que foi feita às 20h50, portanto, depois do expediente bancário. Os dados teriam sido então repassados, por fax, ao Ministério da Fazenda, de onde teriam sido vazados à revista Época.
O senador fez críticas à direção da Polícia Federal e da Caixa em razão da demora para esclarecer o caso. Inicialmente, a Caixa pediu 15 dias para identificar os responsáveis pelo acesso à conta, apesar de seu sistema de informática, como teriam afirmado à imprensa funcionários da própria instituição, ser capaz de fazer isso em minutos. Já a Polícia Federal, tendo aberto inquérito para investigar a quebra de sigilo apenas quatro dias depois do fato, teria justificado a demora, por meio de um delegado, dizendo: "Como, demorando? Você está no Brasil".
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que, para a defesa do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, é fundamental esclarecer quem foi o responsável pela quebra ilegal do sigilo bancário. Alvaro Dias (PSDB-PR) frisou que o importante é identificar o responsável maior pelo delito, já que os funcionários da Caixa provavelmente foram "usados". Para ele, além do processo administrativo dentro do banco, será cabível uma ação judicial.
23/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM quer usar declarações de Lula na TV para quebrar sigilo de Okamotto
ACM Júnior diz que não há mais dúvida sobre quem mandou fazer o dossiê e quem vazou
Senadores vão à Caixa para saber quem autorizou quebra do sigilo bancário do caseiro
José Jorge denuncia perseguição a funcionários do BNB
JOSÉ JORGE ESTRANHA LIMINAR DO STF CONTRA QUEBRA DE SIGILO
Assessor diz que não tem prova de que foi Erenice Guerra quem mandou preparar o dossiê