Heráclito solidariza-se com Simon e lamenta apatia do governador do PI
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) solidarizou-se com o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e disse que ele conseguiu um feito inédito: permanecer horas discursando à espera de uma mensagem presidencial autorizando o governo do Rio Grande do Sul a contrair um empréstimo de US$ 1,1 bilhão com o Banco Mundial. Com isso, salientou, Simon conseguiu que setores do governo se mexessem e trabalhassem para agilizar o processo que tramita há mais de um ano.
- Na época [da votação da prorrogação] da CPMF, se falou muito aqui que sem a CPMF o governo não poderia aprovar o empréstimo do Rio Grande do Sul. A cada evento se coloca um obstáculo para o Rio Grande do Sul resolver essa questão - lamentou.
Heráclito disse que é preciso dividir erros e acertos da decisão do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, de suspender as votações na próxima semana. Ele lembrou que o Senado passou várias semanas sem votar qualquer matéria porque uma infinidade de medidas provisórias trancavam a pauta. Ele observou que, nesse caso, há uma necessidade política devido às convenções partidárias para escolher os candidatos às eleições municipais.
- É preciso dizer que não foi uma decisão solitária do presidente Garibaldi. Foi uma decisão colegiada. Vamos dividir os erros e os acertos - disse.
O senador também queixou-se da falta de aptidão e de garra cívica do governador Wellington Dias para lutar por recursos para o Piauí, como faz o Rio Grande do Sul. Heráclito disse que a região do Piauí conhecida como Vale do Gurguéia necessita de estradas e de energia elétrica, mas não viu nenhum esforço sincero do governador para solucionar esses problemas. Ele acrescentou que o município de Bom Jesus aguarda há seis anos a conclusão da implantação do linhão de energia elétrica, mas a empresa de energia do estado só conseguiu notoriedade na Operação Guantánamo da Polícia Federal.
- Agora o governador voltou a percorrer alguns municípios, prometendo recursos. Mas são os mesmos recursos prometidos em 2006, quando da sua reeleição. Um ato eleitoral - assinalou.
20/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito lamenta falta de projetos e descaso do governador do PI
SIMON VÊ APATIA DOS BRASILEIROS DIANTE DE QUESTÕES NACIONAIS
Heráclito lamenta que "governador-sindicalista" chame o Exército contra uma greve
Mão Santa solidariza-se com Heráclito Fortes
Heráclito solidariza-se com o Banco do Brasil
Heráclito se solidariza com protesto de Ideli contra adesivo discriminatório